- Publicidade -
CotidianoDom Eduardo Malaspina é nomeado novo bispo da Diocese de Itapeva

Dom Eduardo Malaspina é nomeado novo bispo da Diocese de Itapeva

Papa Francisco nomeou o atual bispo auxiliar da Diocese de São Carlos nesta quarta-feira (28); entenda

- Publicidade -
Dom Eduardo Malaspina é nomeado novo bispo da Diocese de Itapeva. Foto: Reprodução 
Dom Eduardo Malaspina é nomeado novo bispo da Diocese de Itapeva. Foto: Reprodução 

O atual bispo auxiliar da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, foi nomeado nesta quarta-feira (28), pelo Papa Francisco, como bispo da Diocese de Itapeva, que estava vacante desde junho deste ano. A posse canônica está marcada para 11 de fevereiro de 2023.

O anúncio da transferência e nomeação foi publicado no Boletim de Imprensa da Santa Sé ao meio dia do horário de Roma, 7h do horário de Brasília. Para Dom Eduardo, é uma tarefa importante a ele confiada.

- Publicidade -

“Eu recebi a nomeação com muita alegria, como um sim generoso a Deus. Sabendo que a tarefa do bispo é aquele que vê do alto, que supervisiona a comunidade para que ela se mantenha unida, então uma das grandes missões de um bispo é ser o guardião da unidade”, disse o bispo.

Leia mais

Monsenhor de São Carlos é nomeado bispo pelo Papa Francisco

Dom Eduardo, que foi nomeado bispo auxiliar da diocese local em 7 de março de 2018, também exerceu o encargo de administrador diocesano por cerca de um ano, no período de sede vacante.

Com uma história na cidade, o bispo aproveitou para agradecer a população são-carlense que sempre lhe acolheu. “A Diocese de São Carlos o meu agradecimento, porque foi aqui que eu fui sendo formado, gerado, gestado, desde 1982 pela primeira vez, em 7 de fevereiro, quando entrei no seminário. Queria muita gradecer a todos aqueles que estiveram envolvidos em minha vida”, completou.

- Publicidade -

 

Sua trajetória
Nascido no município de Tabatinga (SP) no dia 12 de julho de 1967. Depois de concluir o Seminário Menor (1982-1984) e a Faculdade de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1985-1987), cursou Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988-1991). Licenciado em Filosofia pelo Claretiano – Centro Universitário e fez Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma.

Concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru (2001-2004) e Mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009-2012). Foi Pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos, SP (2001-2018) e Vigário Geral da Diocese.

Em 07 de março de 2018 foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Titular de Pupiana na Tunísia, Auxiliar na Diocese de São Carlos. Sua ordenação episcopal aconteceu na Catedral São Carlos Borromeu, no dia 1º de maio de 2018. Dom Eduardo, no período de sede vacante na Igreja Particular, exerceu o encargo de Administrador Diocesano (14 de dezembro 2020 a 18 dezembro de 2021).

Com a posse de Dom Luiz Carlos, nosso Bispo Diocesano, foi nomeado Vigário Geral da Diocese. Durante o exercício de seu ministério Episcopal foi Bispo Referencial da Comissão de Defesa da Vida, é o Bispo Referencial para a Pastoral da Ecologia Integral, Bispo Referencial para a Liturgia  e exerce o ofício de Presidente da Sub-Região Pastoral Campinas.

Dom Eduardo tem como lema de seu Episcopado a frase “In Aedificacionem Corpuris Christi” (“Para Edificar o Corpo de Cristo”) uma citação extraída da Carta de São Paulo aos Efésio (Ef 4,12).

Veja também

É possível pagar débito de IPVA parcelado no cartão de crédito em SP? Veja como fazer
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -