Fraudes e furtos à rede elétrica têm aumento de 231% em Rio Claro Fraudes e furtos à rede elétrica têm aumento de 231% em Rio Claro

Fraudes e furtos à rede elétrica têm aumento de 231% em Rio Claro

Os dados comparam o primeiro semestre de 2021 com o de 2022 e revelam que os casos mais que dobraram de um ano para outro

Fraudes e furtos à rede elétrica têm aumento de 231% em Rio Claro. (Foto: Divulgação/ Polícia civil)
Um levantamento realizado pela empresa que opera a rede elétrica de Rio Claro, a Neoenergia Elektro, revelou que os casos de fraudes, ligações clandestinas e furtos de energia tiveram aumento de 231,8% na comparação entre o primeiro semestre de 2021 com o de 2022. 

Nos primeiros seis meses de 2021, foram registrados 116 casos de fraudes e furtos, número que saltou para 385 no mesmo período de 2022, o equivalente a um aumento de 269 casos em números absolutos. 

De toda a energia furtada em 2022 e por meio de tecnologia e inteligência artificial, a companhia conseguiu recuperar cerca de 300 mil kwh de energia, quantidade suficiente para abastecer 1.700 casas durante um mês inteiro, segundo o representante institucional da Neoenergia Elektro, André Fernandes.  

VEJA TAMBÉM 
Rio Claro confirma 1º caso de varíola dos macacos 
Rio Claro abre cadastro de empreendedores em feiras solidárias 

As ligações clandestinas da rede elétrica são caracterizadas pela ausência de um medidor de energia na residência, o que dificulta o trabalho de cálculo do gasto de energia pela companhia que opera a rede elétrica. 

Já as fraudes, que também caracterizam uma forma de furto, se referem à alteração que é feita no medidor propositalmente para que este marque um gasto de energia menor do que aquele que foi realmente consumido. 

'A prática é considerada crime, passível de prisão. Além de haver risco de morte para quem a faz, a fraude também provoca uma perturbação na rede elétrica e, até mesmo, a possibilidade de queimar equipamentos de vizinhos', explicou o representante.
 
LEIA MAIS 
Confira a receita de rocambole de doce de leite com massa no ponto perfeito 
Chegada de voos internacionais ao Brasil registra recorde

Mais Notícias

Mais Notícias