- Publicidade -
CotidianoIpem-SP detecta irregularidades em quatro produtos hospitalares e cirúrgicos em São Carlos

Ipem-SP detecta irregularidades em quatro produtos hospitalares e cirúrgicos em São Carlos

A operação “Alô Doutor”, realizada na última sexta-feira (14), avaliou 33 produtos, dos quais 9 apresentaram irregularidades, em laboratórios da capital paulista e outras quatro cidades

- Publicidade -
Operação “Alô Doutor” do Ipem-SP fiscaliza produtos hospitalares. (Foto: Divulgação/Ipem)
Operação “Alô Doutor” do Ipem-SP fiscaliza produtos hospitalares. (Foto: Divulgação/Ipem)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou a operação “Alô Doutor”, na última sexta-feira (14), na qual foram identificadas irregularidades em quatro produtos de uso médico e hospitalar em São Carlos.

Ao todo, a operação inspecionou 33 produtos, dos quais 9 apresentaram irregularidades, o que indica que 27% dos itens avaliados apresentaram erros de comercialização. 

- Publicidade -

As inspeções foram realizadas em laboratórios do instituto sediados nos municípios de Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e na capital paulista, que foi o único lugar onde nenhum produto apresentou irregularidades.

LEIA MAIS
Centro de Inteligência Artificial da USP São Carlos ganha “supercomputador” para pesquisas avançadas

Os produtos avaliados foram: lençóis hospitalares descartáveis, água oxigenada, algodão, máscara cirúrgica, atadura, esparadrapo, gel antisséptico, compressa de gaze, álcool em gel, luva de vinil e toalhas de papel.

Em São Carlos, os produtos que estavam fora dos padrões do Ipem para comercialização foram os seguintes:
 

  • Aturada de crepe 
  • Compressa de gaze hidrófila
  • Campo operatório

Entre as irregularidades encontradas, a principal reclamação do instituto se deve à indicação quantitativa em desacordo com o apresentado pelas marcas nas embalagens. Para acessar a lista na íntegra basta clicar aqui.

- Publicidade -

O instituto esclarece que os representantes das marcas produtoras dos itens analisados foram convidados a participarem de todo o processo de inspeção e que, em caso de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares têm até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-SP e, em conformidade com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O instituto reforça que os consumidores que suspeitarem de irregularidades em produtos também podem denunciar fabricantes ou estabelecimentos que comercializam os itens, basta recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou pelo endereço ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

VEJA TAMBÉM
Coldplay anuncia venda de ingresso extra para shows no Brasil; saiba como comprar

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -