Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

'Casa do Transformer' reúne robôs gigantes e esculturas feitas com metal em São Carlos

Ex-pintor criou cenário futurista no Jardim Acapulco após transformar sucata em obras de arte, algumas delas inspiradas em filmes

| ACidadeON/São Carlos

'Casa do Transformer' reúne robôs gigantes e esculturas feitas com metal em São Carlos
 
Criar esculturas com restos de metal. Um passatempo que virou profissão para o escultor de São Carlos Jairo Milani. Ele começou a recolher peças em ferro-velho e, de brincadeira, passou a soldar uma na outra. O resultado é que ele conseguiu transformar sucata em esculturas, algumas inspiradas também em filmes.  

Hoje são 36 criações. Para fazer cada trabalho, ele leva em média até três meses. Ele não faz projeto, esboço ou desenho, vai simplesmente montando e dando forma às esculturas. "Virou uma diversão, um passatempo, o pessoal começou a gostar e eu a vender, hoje eu vivo disso de obras de artes", disse o escultor.  

Iniciativa 
Tudo começou por acaso. Milani era pintor e quando tinha um tempo livre passou a juntar uma ideia na outra, para tentar ganhar um dinheiro extra.  

O escultor ganhou a máquina de soldar peças de um amigo e começou a montar as sucatas. "Meu amigo queria fazer um viveiro e não sabia soldar. Eu também não, mas fui atrás de ferro para começar a treinar. Comecei a criar umas peças e não parei mais", contou.  

Milani criou até uma moto feita com peças de uma máquina de lavar roupas. "A máquina quebrou, fui desmontá-la e vi uma roda interessante. Encaixei um pneu e dali saiu uma moto usando as peças da máquina", afirmou.  

Em frente à casa do artista, no Jardim Alcapulco, o cenário é futurista. Robôs gigantes tomam conta da fachada do local, que virou referência na vizinhança. "Teve gente que me parou para perguntar onde ficava a casa do Transformer", disse o vigilante Eder de Moraes.  



Mais do ACidade ON