Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Pacientes esperam horas para realizar raio-X em São Carlos

Equipamento da UPA da Vila Prado está quebrado e a Santa Casa não conseguiu atender os encaminhamentos de forma rápida

| ACidadeON/São Carlos

Fila de espera por raio-X na Santa Casa demorava mais de 6 horas em alguns casos (Foto: Colaboração / EPTV)

 
Horas de espera por atendimento médico, essa foi a situação que muitos pacientes enfrentaram no Pronto Atendimento da Santa Casa de São Carlos durante esta semana. As pessoas que precisavam do serviço de raio-X na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado, eram encaminhados para a Santa Casa, já que o aparelho estava quebrado. 

Foi o caso da coemrciante Rosimere Gosmano, que levou a mãe até a UPA para realizar o raio-x depois dela ter caído e machucado os joelhos. Ainda na cadeira de rodas, a idosa sentia muitas dores e esperava há quase seis horas pelo atendimento da Santa Casa. "Ela (mãe) tem 71 anos, estava com muita dor e a gente esperou das 14h30 até agora, às 20h. É muito triste. Minha mãe tem idade, ela ficou o dia inteiro sentada, o dia inteiro sem comer, só tomando água, nem no banheiro ela consegue ir porque ela não consegue andar", relatou a comerciante Rosimeire.  

Mãe de Rosimere tem 71 anos e não podia andar. Ela esperou quase 6 horas para ser atendida (Foto: Colaboração / EPTV)

 
Outra paciente esperava por mais de duras horas por um atendimento. Dona Maria foi até o hospital por conta de um machucado no braço, após cair dentro de casa. Assim como ela, a técnica de enfermagem Andrea Segatelle esperava no local. No caso dela, um acidente de carro há dois dias exigia o raio-x, mas a espera foi ainda maior.  "Já tem umas cinco horas, seis. A moça falou que eu ainda tenho mais 1h30 para esperar", informou Segatelle.

O raio-x é de vital importância para o atendimento correto e em tempo de evitar maiores danos, não apenas em casos ortopédicos, mas é essencial para o diagnósticos de pneumonia por exemplo. Fagner Daniel Antunes estava na fila com dores no peito e falta de ar. "Eu fui para a UPA da Vila Prado. Cheguei la e fiquei muito tempo para ser atendido e quando fui atendido falaram que não tinha raio-X. Me encaminharam para a Santa Casa e falam que tem que aguardar ser chamado no painel. Só isso, a única explicação que eles dizem, que é por ordem de chegada", lamentou.  

Fagner Daniel Antunes estava na fila com dores no peito e falta de ar (Foto: Colaboração / EPTV)

 
A Santa Casa de São Carlos informou que teve um aumento de cerca de 30% na procura pelo pronto atendimento. Isso fez com que demorasse mais que o normal. Só na terça-feira (3) foram feitos 232 atendimentos. A Prefeitura Municipal informou que a previsão é de que a peça do equipamento de raio-X (importada) chegue até sexta-feira. Segundo o secretário de saúde, Marcos Palermo, foram encaminhadas, só na quarta-feira, da UPA Vila Prado para a Santa Casa 18 pacientes, sendo 10 para a área de clínica geral e 8 de ortopedia.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também