Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Cadastro obrigatório da biometria começa em Descalvado nesta segunda (4)

Eleitor que descumprir regra terá título cancelado, diz TRE-SP. Veja outros municípios incluídos na lista

| ACidadeON/São Carlos

Biometria está ocorrendo em várias cidades do Estado
O cadastro obrigatório da biometria no ciclo 2019-2020 terá que ser realizado em 27 cidades da região a partir desta segunda-feira (4). A medida afeta 988.639 eleitores.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), quem descumprir o prazo terá o título cancelado.

Em 2018, sete cidades fizeram a biometria: Aguaí, Descalvado, Divinolândia, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Sebastião da Grama e Tambaú. Analândia, Corumbataí, Itirapina e Santa Gertrudes também já tinham feito cadastramento em anos anteriores. 

Como fazer?
De acordo com o TRE, o eleitor precisa fazer um agendamento para cadastrar a biometria. Caso não tenha acesso à internet, a opção é ir pessoalmente até o cartório eleitoral para escolher dia e horário.

A medida inclui 478 municípios de São Paulo, informou a Justiça. Sem o título, o cidadão fica impedido de votar, pedir passaporte, se inscrever em concursos públicos, pedir empréstimo em banco público ou renovar/fazer matrícula em instituições públicas de ensino.

O registro das digitais está disponível em todas as cidades paulistas e a meta do tribunal é concluir este processo até 2022. A recomendação para eleitores dos municípios deixados de fora da lista é para que também façam o cadastro, antes da obrigatoriedade.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Eleitor, no telefone 148. O número, entretanto, não pode ser usado para agendamento da biometria, destacou o tribunal.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON