Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Santa Casa inaugura Semana de Segurança do Paciente

Com o slogan Todos Juntos pela Segurança do Paciente o hospital sensibilizar funcionários, familiares e o próprio paciente sobre a importância do tema

| ACidadeON/São Carlos

Todos Juntos pela Segurança do Paciente - Foto: divulgação/Santa Casa

A Segurança do Paciente está no centro das atenções da Santa Casa de São Carlos. Com o foco na qualidade do serviço e no atendimento adequado, a Instituição reuniu profissionais que atuam na área de Saúde na noite de segunda-feira (15) para o início da Semana de Segurança do Paciente.

Mais de 90 pessoas lotaram o Auditório da Santa Casa para participar da palestra "Medicação sem danos: A Importância da Equipe de Enfermagem", ministrada pela Professora Doutora, Carmem Silvia Gabriel do Departamento de Enfermagem da USP Ribeirão Preto.

A conferência abordou as boas práticas da enfermagem ao administrar a medicação no paciente. Por meios de casos clínicos mostrou mecanismos que ajudam a evitar enganos durante a medicação.

A solenidade contou ainda com a professora doutora da Universidade federal de São Carlos (UFSCar), Silvia Helena Zem Mascarenhas e coordenadora do Núcleo São Carlos da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP).

Com o slogan "Todos Juntos pela Segurança do Paciente" o Núcleo de Segurança do Paciente pretende sensibilizar funcionários, familiares e o próprio paciente sobre a importância da sua atenção no atendimento durante a internação ou por sua passagem pelo hospital.

O programa de Segurança do Paciente prevê uma fiscalização contínua e contundente para que essas ações sejam cumpridas à risca. "O importante é compreender que todos nós estamos envolvidos na segurança do paciente, todos nós somos a segurança do paciente", afirmou a gerente de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Vanísia Sulpino.

Ela ainda afirmou que há um ano o Núcleo de Segurança do Paciente foi reorganizado, os subnúcleos refeitos agregando funcionários de outros setores além da equipe assistencial. "Protocolos foram institucionalizados e aplicados e uma comunicação direcionada efetivada para sinalizar os pilares da segurança do paciente".

A semana promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente, coordenado pela enfermeira Maria Carolina Bonelli conta ainda com ações na terça e quarta-feira para onde serão apresentadas as experiências positivas dos funcionários angariadas no último ano e o resultado das ações do Núcleo.

"Iremos apresentar a devolutiva da agenda criada nesse período com inúmeras questões que envolve a nossa responsabilidade ao acolher o paciente, e de agregar a família e o visitante ao projeto", relatou.

Na avaliação dela, os pacientes e acompanhantes podem contribuir com as ações de segurança e qualidade durante a internação. É importante que o paciente e a família e forneçam informações a seu respeito ou a respeito de quem está acompanhando, como doenças e tratamentos", acentuou a enfermeira.

O médico e diretor superintendente da Santa Casa, Daniel Bonini ressalta que a segurança do paciente historicamente sempre recaiu sobre os médicos e enfermagem. Mas isso vem mudando nas duas últimas décadas.

"O gestor passou a ter responsabilidade sobre o paciente e a ter um papel fundamental na garantia das ações de seguridade durante o tratamento para que os funcionários tenham respaldo para cumprir os protocolos de segurança".

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook