Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Cotidiano

Tratamento para câncer de pele criado na USP é avaliado para ser incluído no SUS

Procedimento que usa luz para combater células cancerígenas passa por consulta pública

| ACidadeON/São Carlos

Instituto de Física da USP de São Carlos (SP), onde pesquisadores desenvolveu dispositivo para Terapia Fotodinâmica de câncer de pele. Foto: Edmilson Luchesi

Um dispositivo para diagnóstico e tratamento de câncer de pele desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP) está em processo de avaliação para ser implementado no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) abriu uma consulta pública para que população, profissionais de saúde e pesquisadores votem sobre inclusão do protocolo de atendimento. A consulta vai até 16 de dezembro.

O relatório com informações sobre o projeto está disponível no site da Conitec.  

Acesse abaixo os formulários para votar
- População, clique aqui  
- Profissionais da saúde e pesquisadores, clique aqui 

O que é
A Terapia Fotodinâmica (TFD), desenvolvida no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF), é uma nova forma de tratar câncer de pele não melanoma, em que há a formação de tumores na pele.

O dispositivo utiliza uma fonte de luz que, em contato com uma substância fotossensibilizante, induz a morte das células doentes e é eficiente na eliminação de tumores iniciais.

Sistema Único de Saúde 
O relatório da Conitec aponta que não há Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT) do Ministério da Saúde para o tratamento no SUS desse tipo de lesão na pele.

A comissão informou, porém, que os pacientes são tratados nos estabelecimentos de saúde de acordo com a gravidade da doença. A comissão recomendou, inicialmente, a não incorporação do tratamento desenvolvido na USP.

No relatório, a Conitec informou que o plenário considerou que as evidências de segurança e eficácia apresentadas foram incertas, comparado com a cirurgia convencional.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON