Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Cotidiano

Mesa Brasil arrecada 206 toneladas de alimentos para entidades

Quantidade foi colhida desde o início do ano até o mês e já atendeu mais de 5 mil pessoas em São Carlos e região

| ACidadeON/São Carlos

Mesa Brasil arrecada 206 toneladas de alimentos para entidades de São Carlos. Foto: Divulgação/Sesc São Carlos

Em onze meses, o programa Mesa Brasil, arrecadou 206 toneladas de alimentos e atendeu mais de 5 mil pessoas em São Carlos e região. O projeto desenvolvido pelo Sesc coleta e distribui alimentos que seriam descartados, mas estão próprios para consumo.  

O programa iniciou suas atividades com oito empresas doadoras e atualmente conta com 21, entre supermercados, sacolões, empresas produtoras de alimentos e produtores rurais do município.  

"Os doadores separam esses materiais, o Mesa Brasil seleciona os produtos que estão próprios para consumo e distribui para as instituições filantrópicas da cidade", disse Veridiana Blanco Molfetta, nutricionista e coordenadora do projeto do município.  

O objetivo é contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos e investir na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Os números foram divulgados durante um encontro anual na quarta-feira (27), no Sesc São Carlos.  

Mesa Brasil arrecada 206 toneladas de alimentos para entidades de São Carlos. Foto: Divulgação/Sesc São Carlos

Distribuição
São cerca de 20 toneladas coletadas mensalmente entre os doadores e selecionadas cuidadosamente. Por dia, são distribuídos aproximadamente 720 quilos que vão para as 39 instituições beneficiadas em São Carlos, Itirapina, Ibaté e Descalvado.  

"Nós coletamos alimentos que seriam desperdiçados, e normalmente não tem valor comercial pela aparência ou por ter machucadinho, as pessoas não escolhem ele para comprar e muitos iriam para o lixo. É uma forma de evitar o desperdício", explicou Veridiana.  

Além disso, o Mesa Brasil ainda realiza ações educativas com os manipuladores das instituições para que não ocorra o desperdício também na instituição. São discutidos temas como aproveitamento integral de alimentos e novas receitas com os recebidos.  

"Para a gente é muito importante. Essas doações nos garante uma alimentação saudável e nutricionalmente balanceada para os nossos idosos. Recebemos as doações duas vezes por semana e é o suficiente para mantermos nosso asilo, e eles ainda ensinam receitas novas para que a gente não faça sempre a mesma coisa. São como nossos anjos da guarda", contou Kelly Mazza, nutricionista do Cantinho Fraterno, entidade assistida pelo projeto.  

Mesa Brasil arrecada 206 toneladas de alimentos para entidades de São Carlos. Foto: Divulgação/Sesc São Carlos

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON