Aguarde...

Cotidiano

Siagro 2019 traz debates e tecnologias inéditas sobre Agropecuária 4.0

Evento da Embrapa Pecuária Sudeste acontece até quinta-feira (5), na unidade em São Carlos e conta com empresários, investidores e representantes do setor público e privado

| ACidadeON/São Carlos

A Embrapa Instrumentação, de São Carlos, está realizando o Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária 2019 (Siagro) até quinta-feira (5). O tema do evento gira em torno da Agricultura 4.0, trazendo demonstrações de tecnologias inéditas e palestras com especialistas do tema.  

A Siagro é uma iniciativa da Embrapa com a proposta de discutir a ciência, inovação e mercado para encontrar soluções no ramo da agricultura, nanotecnologia, automação, bioeconomia e agricultura digital.

Durante os dias do evento, haverá palestras e mesas-redondas com especialistas. Também terá uma competição entre 10 startups, que vão mostrar soluções para o agro

O objetivo do evento é identificar demandas do mercado, discutir tendências científicas e tecnológicas, além de estabelecer uma agenda estratégica para as instituições conectadas aos temas do evento, no momento em que as oportunidades da Agricultura 4.0 estão em destaque.

Segundo o coordenador da Embrapa, Ladislau Neto, a Siagro é uma oportunidade de interação entre empresas, startups, universidades e instituições de ciência e tecnologia.

"É trazer o cientista, trazer a agenda de pesquisas, avanços e desafios que estão na pauta e também trazer junto a capacidade de transferir isso para o setor produtivo através das agendas que estão se expandindo muito, do empreendedorismo e da inovação", disse Neto.

Um dos principais temas debatidos hoje em dia é por conta da Agricultura 4.0. O atual presidente da Abramilho e ex-ministro da agricultura, Alysson Paolinelli, foi o um dos primeiros palestrantes do evento. Ele falou sobre qual a perspectiva para essa nova tecnologia no campo.

"O que estamos vendo é um momento muito importante no Brasil e no mundo. A indústria 4.0 e a indústria digital, a internet das coisas, o big date, aquilo que nós podemos entender, quais máquinas aprendem sozinhas. Tudo isso vem trazer para a agricultura uma melhoria na eficiência, para que ele possa o adubo certo na hora certa, na quantidade certa, para que não haja desperdício e para que ele possa ter ganhos", finalizou Paolinelli.

O evento segue até quinta-feira (5), com diversas atividades e outras demonstrações tecnológicas. Confira a programação completa aqui.  



Mais do ACidade ON