Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Cotidiano

Corpo de Bombeiros alerta sobre reações em caso de enchente

Para o Tenente Laso, o ideal é se prevenir acompanhando a previsão do tempo e evitando ladeiras da cidade.

| ACidadeON/São Carlos

Foto: Rodrigo Peronti - ACidade ON São Carlos
Em menos de cinco dias, São Carlos já enfrentou dois alagamentos com mais de 200 milímetros de chuva que causaram estragos pelas ruas e até pessoas em veículos sendo arrastadas pelas correntezas. Porém, muitas vítimas não conseguem ter uma reação no momento.  

Segundo o Tenente Laso, do Corpo de Bombeiros, o ideal é sempre se prevenir acompanhando a previsão do tempo do dia, em caso de chuva, verificar os períodos.  

"Tem regiões na cidade que são mais baixas e regiões que são mais altas. Se estiver de carro e descendo ladeiras, quer dizer que está indo para a parte mais baixa da cidade, então, de imediato, mude seu caminho e não vá para as partes mais baixas da cidade. Estacione nas partes mais altas, procure um local um pouco mais abrigado e aguarde a chuva passar", informou.  

Confira outras recomendações de segurança:  

O que deve ser feito em uma enchente se estiver a pé?
É importante passar que essas pessoas nunca adentrem ao curso de água da enchente. Às vezes, a pessoa acha que a pé vai conseguir passar, só que a velocidade da água é muito grande e derruba essa pessoa e mais uma vez ela pode se afogar.  

Além disso, existem buracos, então a pessoa não está vendo se tem uma depressão ali, se é a margem do rio ou buraco, então jamais atravessar o curso dágua.  

Se estiver em mais de uma pessoa, é interessante que uma dê os braços para a outra e que elas formem um círculo, dando mais estabilidade para elas não caírem na água.  

Como agir se for pego de surpresa pela enchente dentro do veículo?
Todos os fabricantes de veículos informam em manuais que a altura mais segura para se passar em um curso dágua é até no meio da roda. Se for acima, você já está correndo um risco muito grande porque a partir do momento que você está dentro de um veículo e você cai em uma inundação, você vira basicamente um passageiro e não tem muitas opções para se salvar.  

Se acontecer de você entrar na enchente e seu carro desligar porque pode ter entrado água pelo escapamento ou ter problemas de motor, inicialmente não se deve tentar ligá-lo novamente porque pode ter um calço hidráulico no motor. Você tira a chave do contato e deixa o vidro aberto, que vai ser a sua rota de fuga caso a quantidade de água aumente muito.  

Se a quantidade de água ficar abaixo da janela, continue dentro do veículo. Se você perceber que aumentou muito o nível de água e já está invadindo o veículo, você não vai ter outra opção a não ser sair, tenta ir para o teto ou outro local mais seguro e evitar o contato com a água.  

Se estiver vendo alguém em apuros, como proceder?   
Ligar 193. Se a pessoa for tentar ajudar, jamais adentrar a água porque ela pode ser levada. As pessoas subestimam a velocidade da água e isso causa muito afogamento. Eu penso assim, tente acalmar aquela pessoa, fala que já acionou o Corpo de Bombeiros, e dê orientações para ela não cair na água de forma alguma.  

[é perigoso] Você ter contato com a água da enchente porque ela é poluída, então pode ter uma doença grave por isso. Geralmente, 99% dos casos de enchente, você vai ter corredeira, e a partir do momento que você cai em uma corredeira, você não consegue mais retornar. É muito difícil e você vai se afogar.

Mais do ACidade ON