Aguarde...

Cotidiano

São Carlos é reconhecida pela ONU por ações de arborização urbana

Cidade foi uma das duas do Brasil que entraram no ranking promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que homenagearam 59 cidades com boas práticas em florestas e árvores urbanas

| ACidadeON/São Carlos

São Carlos é reconhecida pela ONU por ações de arborização urbana. Foto: Arquivo pessoal

São Carlos é uma das duas cidades do Brasil reconhecidas internacionalmente no programa Tree Cities of the World 2019, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por seu compromisso com o manejo florestal urbano. O ranking conta com outras 58 cidades de 17 diferentes países.  

A lista das cidades reconhecidas foi publicada no dia 4 de fevereiro, na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), em Roma. A cidade de Campo Grande (MS) também foi homenageada.  

No documento, diretores de organizações parabenizaram São Carlos pelas ações em direção a lugares mais saudáveis e ecológicos para se viver.  

"Juntas, essas Cidades em Árvores formam uma nova rede global de líderes florestais urbanos que compartilham os mesmos valores para árvores e florestas da cidade", declarou Hiroto Mitsugi, diretor geral assistente da FAO.  

Representado pelo engenheiro florestal Daniel Caiche, a cidade foi certificada juntamente com outras grandes potências como Toronto, Paris, Milão, Madrid, Atlanta e Portland.  

"São Carlos une-se a cidades ao redor do mundo que adotaram medidas para florestas urbanas robustas e saudáveis. Essa designação significa o compromisso de São Carlos de ser uma cidade mais saudável e feliz", pontuou Dan Lambe, presidente da Arbor Day Foundation.  

São Carlos é reconhecida pela ONU por ações de arborização urbana. Foto: Arquivo pessoal

Reconhecimento
Para realizar a candidatura, foram considerados pontos como a gestão da arborização urbana ser dividida organizacionalmente dentro da estrutura, possuir leis, normas e políticas que sustentam o sistema de arborização, levantar dados qualitativos e quantitativos das árvores na área urbana, pontuar os recursos destinados à gestão de arborização e como ela se distribui nas atividades práticas e apontar eventos e atividades relacionadas a sensibilização da comunidade sobre as árvores urbanas.  

Segundo Caiche, a homenagem pode influenciar diretamente na busca por recursos em fundos nacionais e internacionais relacionados ao meio ambiente e ajuda a promover o tema dentro da própria administração e na comunidade.  

"Para São Carlos esse reconhecimento coloca o município em destaque no cenário internacional de cidades que adotam boas práticas de gestão da arborização urbana. É uma oportunidade de a cidade participar de uma rede global de governança, intercambiar conhecimentos e participar eventos de capacitação", disse o engenheiro florestal.  

Sobre o programa
O programa Tree Cities of The World é um esforço internacional para reconhecer cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas, gerenciadas de forma sustentável e devidamente celebradas.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON