Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Cotidiano

USP São Carlos terá matrícula unificada pela primeira vez

Mais de 1 mil calouros de todas as unidades da instituição serão atendidos nos dias 18 e 19 de fevereiro, no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron

| ACidadeON/São Carlos

USP São Carlos terá matrícula unificada pela primeira vez. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Pela primeira vez, o campus da USP de São Carlos terá matrícula presencial unificada para os mais de 1 mil calouros. Estudantes devem procurar a instituição nos dias 18 e 19 de fevereiro para confirmar interesse.  

Os alunos que realizaram a matrícula virtual devem confirmar presencialmente para apresentação de documentos originais para conferência no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron.  

O local deve realizar a matrícula unificada das cinco unidades: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC).  

Os ingressantes receberão um kit calouro, composto por uma camiseta, uma caneca e um cordão para crachá com o logotipo da Universidade. Painéis instagramáveis com o brasão da USP também estarão disponíveis nos locais da matrícula.  

Os dias e horários da matrícula serão enviados por e-mail a todos ingressantes conforme consta no Manual do Candidato.  

A Central Única de Matrícula começou a funcionar no dia 24 de janeiro Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Central Única de Matrícula
Além da etapa presencial unificada, outra novidade no processo de matrícula deste ano foi a Central Única de Matrícula uma equipe organizada pela Pró-Reitoria de Graduação para fazer a análise preliminar dos dados e documentos acadêmicos enviados durante a etapa virtual. Até o ano passado, essa validação era realizada pelas próprias Unidades.  

"Centralizar as atividades internas da matrícula em uma única equipe foi uma ideia que deu muito certo. Ganhamos na uniformização de critérios e procedimentos, mas ganhamos também em agilidade. Muitos alunos conseguiram preencher os dados, enviar os documentos, receber a análise e o deferimento da matrícula em apenas dez minutos", explicou a coordenadora da Central, Edmeia Ferreira Martins.  

Instalada no prédio da Reitoria, a Central Única de Matrícula começou a funcionar no dia 24 de janeiro, quando foi divulgada a primeira chamada do vestibular da Fuvest, e permanecerá até o dia 11 de março, quando termina a matrícula das últimas chamadas.  

A equipe é formada por 62 servidores das Unidades, 20 estagiários e sete servidores da Pró-Reitoria de Graduação que, além do deferimento das matrículas, também esclarecem dúvidas presencialmente, por telefone ou on-line, e realizam o atendimento do Disque Trote. A Superintendência de Assistência Social também integra a Central, realizando as análises da documentação socioeconômica.

Mais do ACidade ON