Aguarde...

Cotidiano

ON Explica: coronavírus oferece risco maior para gestantes?

Entenda quais medidas preventivas devem ser tomadas em caso de gravidez e amamentação

| ACidadeON/São Carlos

 

ON Explica: coronavírus oferece risco maior para gestantes? - Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (19), o número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) chegou a 532 no Brasil. Com a pandemia, o Governo intensificou a recomendação de isolamento, principalmente para os grupos de risco, que abrange idosos, diabéticos, asmáticos e hipertensos.  

Porém, um dos maiores questionamentos, e até estranhamentos, é o fato de grávidas não estarem entre o grupo. O ON Explica fala sobre o que deve ser feito por gestantes e mães de recém-nascidos sobre a prevenção e ação do vírus.  

Segundo Bernardino Alves Souto, infectologista e professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), não é preciso nenhum cuidado característico em caso de gravidez.  

"O que se sabe é que nesta situação o curso do coronavírus é igual em qualquer pessoa, então não há uma preocupação ou cuidado especial e diferenciado por enquanto", explicou.  

Confira outras questões abordadas:
Existe algum tratamento específico para prevenir o Covid-19 em gestantes?  

- É importante esclarecer para as pessoas não fazerem confusão que mulheres grávidas com gripe ou vírus Influenza, costumamos realmente prescrever um tratamento específico contra o vírus da gripo e porque existe o medicamento contra o vírus Influenza, mas em relação ao coronavírus, isso não existe.  

Quais medidas preventivas uma gestante deve tomar?
- No caso do coronavírus, os sintomas são típicos de uma gripe. Quando a gripe é pelo Influenza, a gente dá um tratamento específico para evitar complicações, mas isso não existe em relação ao coronavírus. No caso dessa epidemia que estamos vivendo agora, a questão da grávida é realmente ter os cuidados gerais que requer toda situação gripal em grávidas.  

As medidas estão em: lavar as mãos de forma correta; usar álcool 70 antes de encostar em áreas como olhos; nariz e boca, tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo; evitar multidões; usar máscaras caso apresente sintomas; manter a distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo; evitar cumprimentos com beijos no rosto, aperto de mão, abraços e sair de casa.  

A vacina da gripe é eficaz na prevenção do coronavírus em gestantes?
- A gripe pode ser causada por tipos diferentes de vírus. O vírus Influenza é esse que a gente faz vacina todo ano contra gripe, o que indicamos é a vacina anti-influenza para evitar dela adquirir esse vírus, mas no caso no coronavírus não há vacina.  

Quais são as medidas preventivas em caso de amamentação?
- Na hora que a mamãe foi dar leite no peito, se ela estiver com qualquer sintoma gripal, é importante que use máscara de proteção, radicalize os cuidados de higiene com as mãos e com o neném para evitar que a criança contraia o vírus da mãe.  

A amamentação no peito não está contraindicada no caso da mãe infectada pelo coronavírus, desde que sejam tomadas essas medidas de precaução para não transmitir para a criança através de gotículas de saliva da mãe ou da mão contaminada, da mesma maneira que usamos a proteção para não transmitir de uma pessoa para outra.  

Mais do ACidade ON