Aguarde...

Cotidiano

Vacinação "drive thru" gera transtornos e filas em São Carlos

Alguns idosos tiveram que descer dos automóveis para receber a dose de imunização contra a gripe na cidade

| ACidadeON/São Carlos

Idosos tiveram que entrar na fila para vacinação - Foto: colaboração/CBN São Carlos

O dia de vacinação contra a gripe em São Carlos começou com confusão e filas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. Apesar de adotar o modelo "drive thru", muitos idosos tiveram que descer dos veículos e esperar do lado de fora dos postos de vacinação.  

De acordo com a Prefeitura Municipal, foram entregues 11.500 doses da vacina, pouco mais da metade do esperado. Por conta disso, os estoques estão na eminência de acabar em todas as unidades.  

São esperadas novas remessas ainda nesta terça-feira (24). Até lá, o grupo inicial da campanha formado pelos idosos do município deve aguardar o reabastecimentos dos estoques.  

"Drive Thru"  

Foto: Colaboração/CBN São Carlos


Foi anunciado que nesta terça, os idosos que tivessem condição de comparecer às unidades de carro, poderiam ser vacinados de dentro do veículo, no sistema "drive thru".  

Entretanto, em decorrência da alta demanda, muitos tiveram que descer do automóvel e esperar pela vez em uma fila.
NA UBS do Jardim Botafogo, os pacientes chegaram a dobrar a esquina, um atrás do outro, como mostrou a reportagem da Rádio CBN São Carlos.  

Estado 

Foto: Colaboração/CBN São Carlos


A Secretaria de Estado da Saúde informa que a responsabilidade de compra e envio das vacinas contra Influenza (gripe) aos Estados do Ministério da Saúde (MS).  

A pasta estadual montou uma força-tarefa com as equipes do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) e do CDL (Centro de Distribuição e Logística) garantindo envio das grades de vacina que chegaram contra a gripe com agilidade a todos os municípios.  

O MS enviou inicialmente cerca de 2 milhões de doses a São Paulo, o que representa 32% do quantitativo necessário para os grupos prioritários da primeira etapa idosos e profissionais de saúde.  

Todos os municípios iniciaram a vacinação com grades parciais desta primeira remessa. Além disso, no último final de semana foram recebidas mais 2,8 milhões de doses, ampliando para 70% o estoque. As novas grades já estão em distribuição até esta terça-feira (24), graças a essa força-tarefa nas entregas.  

A pasta está em diálogo contínuo com o Ministério para garantir o abastecimento.

Mais do ACidade ON