Aguarde...

Cotidiano

UFSCar cria cartilha sobre saúde mental em tempos de coronavírus

Guia gratuito criado pelo Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) está disponível para acesso na internet

| ACidadeON/São Carlos

Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foto: Divulgação

O Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou um guia que reúne propostas de cuidado em saúde mental alinhadas com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A iniciativa de desenvolver o arquivo Cuidando da sua saúde mental em tempos de coronavírus foi coordenada por Sabrina Ferigato, professora do departamento e integrante do Laboratório de Terapia Ocupacional e Saúde Mental (LaFollia/UFSCar).

Além de se caracterizar como doença infectocontagiosa, a Covid-19 também pode acarretar problemas de saúde mental e coletiva, já que o processo de pandemia pelo Coronavírus tem sido acompanhado de medo, estresse, ansiedade e pânico.

Diante desse cenário, o guia tem sugestões de cuidado para públicos de todas as idades, com recomendações que podem ajudar as pessoas a atravessarem esse momento de forma mais equilibrada e confiante.

A docente da UFSCar destaca cuidados importantes. "Evitar a hiperconectividade, mantendo-se informado por fontes seguras e em horários definidos do dia; organizar a rotina de casa e do trabalho e aproveitar o tempo para praticar atividades com as crianças", explicou.

A elaboração do material teve a participação do Coletivo Adelante, do grupo "Vozes da Saúde Mental na atenção à crise do CoVID-19" e do Núcleo do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP-RJ). A cartilha é gratuita e pode ser acessada no Portal da UFSCar ou pelo Facebook do LaFollia.

Mais do ACidade ON