Aguarde...

Cotidiano

ON Explica: devo usar máscaras para me proteger do vírus?

Especialistas e organizações dão detalhes de como usar e quem deve utilizar as máscaras de proteção

| ACidadeON/São Carlos

O uso de máscaras de proteção evitar o contágio ou a disseminação do novo coronavírus entre as pessoas é um assunto polêmico. Afinal de contas, quem deve usar a máscara? Qual máscara se deve usar? 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é altamente recomendado que profissionais do serviço médico utilizar máscaras cirúrgicas, bem como pacientes que apresentam quadro infeccioso instalado. 

Ainda segundo a OMS, não existe comprovações suficientes para garantir que uma pessoa saudável estaria protegida do novo coronavírus ao utilizar uma máscara. O equipamento, serve justamente para evitar que uma pessoa doente propague o vírus. 

"Médicos e outros profissionais da saúde utilizam as máscaras para a própria proteção também. Elas são constantemente trocadas, e podemos assim diminuir o contato com vírus, por exemplo. Mas ela serve também para evitarmos contagiar um paciente que já esteja debilitado", explica o clínico geral Guilherme Henrique Soares.  

Foto:arquivo/divulgação/Pixabay

Qual material? 

Recentemente, o Ministério da Saúde recomendou à população que fizesse suas próprias máscaras. O objetivo é desafogar a produção e impedir que os estoques de máscaras cirúrgicas acabe, deixando sem o equipamento quem realmente precisa.  

Com isso, a oferta de máscaras de panos e de outros matérias aumentou. "Qualquer material que não tenha sido aprovado pelos órgãos competentes não tem qualquer garantia de proteção. Máscaras utilizadas na construção civil, ou de pano, garantem uma certa proteção contra pó e partículas maiores, mas nada garante que estará protegendo contra um vírus", reforça o médico. 

Por outro lado, a Sociedade Brasileira de Pediatria o uso de máscaras durante a amamentação. Neste caso, o objetivo é prevenir que a mãe transmita alguma doença para o recém-nascido.   
 
As máscaras de pano também foram recomendadas por profissionais da área como medida de proteção, principalmente no caso de pessoas doentes, mas o ideal é procurar por materiais mais indicados para este caso. E é importante que a máscara seja higienizada com frequência.

O infectologista Bernardino Alves Souto, diz quem em alguns casos o pano pode evitar propagações. "Se tiver algum doente em casa e a gente precisar usar máscara, pode-se fazer uma máscara de pano com duas camadas de pano e um papel no meio, de modo que se possa tirar esse papel e trocá-lo, para lavar a máscara".

O que você precisa saber:

- As opiniões são conflitantes, mas há um consenso entre órgãos oficiais e profissionais da saúde: deve usar máscara quem de fato precisa utilizar. 

- As máscaras, sejam de panos ou até as cirúrgicas, podem diminuir o contato com patógenos, mas não tem a capacidade de evitar completamente esse contato. 

- Profissionais da saúde estão constantemente lidando com pacientes infectados e as máscaras ajudam a diminuir as chances de contágio. 

- Pessoas doentes ou com confirmação de Covid-19 devem usar máscaras para evitar transmitir o vírus a outros. 

- Pessoas que moram na mesma casa que alguém doente, devem usar máscaras com o objetivo de diminuir a exposição ao vírus. 

- Máscaras de tecido ou outros materiais não têm comprovação de eficiência.  

- Máscaras são descartáveis, obedeça o tempo de uso. Evite molhar a máscara. 

- Lave as mãos antes de vestir a máscara. 

- Não toque na máscara enquanto estiver usando-a; se tocar, lave as mãos com água e sabão. 

Estas são algumas das informações passadas por especialistas e por órgãos da Saúde, como Ministério da Saúde e a OMS. 

VEJA TAMBÉM: 

ON Explica: receitas de álcool gel caseiro funcionam?  

ON Explica: animais podem contrair ou transmitir coronavírus?  

ON Explica: atividade ao ar livre pode transmitir Covid-19?