Aguarde...

Cotidiano

ON Explica: Nutricionista aborda má alimentação em quarentena

Fortalecimento do sistema imunológico é essencial no combate ao coronavírus

| ACidadeON/São Carlos

ON Explica: Nutricionista aborda má alimentação em quarentena. Foto: Imagem ilustrativa

Viver em quarentena exige muito esforço para manter hábitos saudáveis, e o primeiro quesito prejudicado é a alimentação. Ficar em casa faz com que não nos atentemos a exercícios físicos ou até mesmo comer bem, enfraquecendo o sistema imunológico.

No ON Explica desta segunda-feira (30), a nutricionista Marina Macedo, docente do Senac São Carlos, fala sobre como é necessário ter uma maior atenção para a alimentação e o que deve ser evitado.

Confira o bate-papo abaixo.

Neste período de quarentena, as famosas "porcarias" são as que mais são consumidas pela população em geral. Quanto isso pode influenciar em nossa vida?

- Ao ingerirmos alimentos calóricos, que possuem alta densidade energética e poucos nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, o funcionamento do nosso organismo pode ficar sobrecarregado e comprometido.

O que devemos evitar neste período de quarentena, visto que muitos estão sem fazer exercícios e não praticam em casa?

- Devemos evitar alimentos altamente processados, produzidos em indústrias e muito distante de como são produzidos na natureza, tais como bolos, embutidos, bolachas recheadas, salgadinhos, chocolates, etc.

Quais alimentos podemos consumir "exageradamente" nestes dias?

- O exagero não é considerado um bom padrão comportamental, porém comer grandes quantidades de alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras e castanhas ou pouco processados como arroz, feijões, milho, cortes de carnes, leite e derivados são boas escolhas.

Como devemos balancear nossas alimentações?

- Devemos balancear de acordo com nosso gasto energético, se estamos "parados" em casa o gasto calórico reduz e com isso o consumo de alimentos também deve ser reduzido. Devemos respeitar nossa fome e não somente nosso apetite. O ideal é realizarmos 3 refeições substanciais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches intermediários.

Quais alimentos podem ser fortalecedores do nosso sistema imunológico?

- Para fortalecer nosso sistema imunológico, além de realizar uma alimentação saudável, podemos escolher alimentos que tenham propriedades funcionais que ajudam o sistema imunológico, como alimentos fontes de vitamina C (frutas cítricas, limão, laranja, acerola, abacaxi, goiaba, etc) e ervas e temperos naturais que possuem propriedades antibactericida, antifúngicas e antivirais (alho, tomilho, orégano, salsa, etc).

A Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) lançou um guia para uma alimentação saudável em tempos de Covid-19, que conta também com dicas para compras, higienização, congelamento e armazenamento de alimentos, entre outras informações.

"A quarentena implantada em muitos estados para evitar o aumento da contaminação por Coronavírus nos impôs uma desaceleração. Estamos tendo mais tempo para refletir e oportunidade para mudar hábitos, especialmente os alimentares. Nosso objetivo com este guia é ajudar as famílias nas preparações das refeições e incentivar a 'comida de verdade', com aproveitamento integral dos alimentos, combatendo o desperdício", disse a presidente da ASBRAN, Ruth Cavalcanti Guilherme.

O arquivo gratuito pode ser encontrado no site da associação.

Mais do ACidade ON