Aguarde...

Cotidiano

São Carlos tem índice de isolamento menor que 50% em dias úteis

Na última semana, município teve outras 18 confirmações do novo coronavírus e casos chegam a 58

| ACidadeON/São Carlos

Mesmo com isolamento, filas em bancos permanecem em São Carlos. Foto: Arquivo Pessoal

Nesta última semana, o índice de isolamento social em São Carlos (SP) não passou de 49% nos dias úteis. A queda gradativa da adesão pode impedir pela segunda vez a flexibilização do comércio local.  

Segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado (Simi-SP), o município atingiu o índice de 48% na segunda-feira (11), 47% na terça (12) e quarta (13), 48% na quinta-feira (14) e 47% na seta-feira (15).  

Nos últimos finais de semana, o índice ficou entre 50% e 54%, ainda abaixo dos 60% recomendados pelo Ministério da Saúde. No estado de São Paulo, o índice também está na média de 50%.  

Se continuar com esses índices, pode ser que a flexibilização do comércio não seja realizada, já que o município também contabiliza um aumento significativo de casos confirmados da Covid-19.  

Entenda cálculo e impacto do isolamento
Em entrevista no final de abril, o infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bernardino Alves Souto, explicou como o baixo índice de isolamento social é preocupante no município.  

Segundo Souto, os casos de Covid-19 sempre são resultados do isolamento feito no mês anterior. Em abril, os casos ainda não estavam altos em decorrência da alta adesão ao isolamento do mês de março.  

"O isolamento feito no mês de março está ajudando muito na situação que estamos vivendo hoje porque o efeito do isolamento surge cerca de 25, 30 dias depois. O isolamento mais acentuado que fizemos em março está mostrando uma situação mais ou menos tranquila em abril, mas se nós flexibilizarmos esse isolamento, daqui um mês teremos um número maior de casos e até mortes", concluiu Souto.  

A explicação do infectologista encaixou com o acontecido neste mês. Em abril, houve uma queda gradativa e preocupante no índice de isolamento social do município, chegando a menos de 50%. Reflexo disso, em 18 dias foram registrados 25 novos casos confirmados. sendo 18 somente na última semana.  

"O ideal seria se a gente conseguisse manter um isolamento de 60% para cima talvez até um pouco mais, para termos a segurança de que vamos continuar com essa situação aparentemente tranquila", disse Bernardino.

Mais do ACidade ON