Aguarde...

Cotidiano

Fiscalização orienta comerciantes e consumidores no Centro

Veja regras que devem ser cumpridas por todo o comércio em São Carlos (SP)

| ACidadeON/São Carlos

Fiscalização orienta comerciantes e consumidores no Centro. Foto: CBN São Carlos

Órgãos de fiscalização de São Carlos (SP) estão realizando uma operação de orientação a comerciantes e consumidores na região central, onde grande parte do comércio está em funcionamento nesta quinta-feira (28).  

A Polícia Militar, Guarda Municipal (GM), Vigilância Sanitária, Procon e a equipe de fiscalização da Prefeitura estão em ação neste momento para garantir que tanto consumidores quanto comerciantes estão cumprindo com as regras estabelecidas para flexibilização.  

Diversas medidas foram definidas para evitar o contágio do novo coronavírus, principalmente para evitar aglomeração e proporcionar a higienização correta, tanto para funcionários quanto para os consumidores.  

Para evitar a aglomeração nos espaços e como forma de adotar o distanciamento necessário à prevenção do contágio, o horário de expediente poderá ocorrer das 10h às 16h, com exceção de sábados, domingos e feriados. As empresas deverão estabelecer o número adequado de funcionários por turno de expediente, para evitar aglomerações e preservar um distanciamento entre as pessoas de pelo menos 2 metros.   

Fiscalização orienta comerciantes e consumidores no Centro. Foto: CBN São Carlos

Entre as regras estabelecidas estão: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos do estabelecimento; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas no estabelecimento devem ser controlados com sinalização interna e externa; poderão permanecer uma pessoa a cada 4 metros quadrados do estabelecimento, considerando o número de funcionários e clientes; somente devem ser permitidas 2 pessoas por guichê/caixa em funcionamento; manter todas as áreas ventiladas; a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas; fica vedado o uso do provador de roupas e o atendimento deverá preferencialmente, ser com horário agendado.  

Já os estabelecimentos que possuem mais de uma porta, deverão obrigatoriamente deixar apenas uma delas aberta, bem como colocar fita zebrada ou caixas para que haja o controle de entrada e saída do local. Nas empresas, os refeitórios e locais de descanso não poderão ter a utilização coletiva para evitar aglomerações, sendo necessário implementação de rodízio, e os funcionários deverão ir ao local de trabalho devidamente uniformizados. As empresas também deverão adotar o monitoramento diário de sinais e sintomas dos colaboradores e/ou empregados.  

A população também pode denunciar estabelecimentos que estiverem descumprindo as regras estabelecidas através da Guarda Municipal pelo telefone 153. Já casos de aumento de preço, independente do segmento, podem ser comunicados pelo WhatsApp do Procon através do telefone (16) 3419-4510.

Mais do ACidade ON