Aguarde...

Cotidiano

Diocese de São Carlos publica decreto que flexibiliza missa com fieis

Limite da ocupação deve ser de 30% da capacidade máxima, com utilização obrigatória de máscaras

| ACidadeON/São Carlos

Diocese pede que fiéis continuem em oração durante pandemia. Foto: Reprodução/SOS Oração
A Diocese de São Carlos (SP) publicou um decreto nesta quinta-feira (28) que flexibiliza missas com a presença de fieis de forma gradual e limitada, seguindo as orientações dos especialistas de saúde e autoridades de acordo com decretos municipal e estadual. No município, flexibilização está incluída na segunda etapa, a partir de 3 de junho. 

Seguindo as determinações, os fieis poderão entrar nas igrejas somente com máscaras, caso não possua, será aconselhado a retornar para casa ou que seja oferecida uma máscara.  

Também é necessário cumprir o distanciamento mínimo de 2 metros a cada duas pessoas entre membros da assembleia, a não ser que sejam pessoas de uma mesma família e que morem juntas, e que nos bancos estejam marcados os lugares onde se deverá sentar.  

O limite da ocupação é de 30% da capacidade máxima, com ausência de contato físico entre as pessoas (cumprimentos com abraços, saudações de paz, etc).  

A igreja também orienta que pertencentes ao grupo de risco devem na medida do possível permanecer em casa e acompanhando as celebrações através dos meios de comunicação social.  

Encontros de pastorais, catequeses e afins, permanecem suspensos, assim como a distribuição de folhetos de canto, jornalzinho de missa, distribuição de envelopes ou santinhos de oração.  

Caso haja possibilidade, também é indicada a medição da temperatura dos fieis na entrada da igreja, mediante termômetro infravermelho sem contato, vedando o acesso daqueles que apresentarem quadro febril.  

As igrejas poderão estar abertas para orações pessoais durante o dia, sempre respeitando as normas sanitárias para higienização em lugares que as pessoas utilizam e objetos litúrgicos após as celebrações, evitando, assim, o contágio.  


Mais do ACidade ON