Aguarde...

Cotidiano

Com reabertura do comércio, São Carlos registra 47% de isolamento

Cidade começou mês de junho abaixo do índice médio registrado em maio, segundo Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP)

| ACidadeON/São Carlos

Primeiro dia de flexibilização é marcado por filas e trânsito no comércio. Foto: ACidade ON
Com a reabertura do comércio e a retomada de serviços não essenciais, São Carlos (SP) registrou índice de isolamento social de 47% na segunda-feira (2).  

O município iniciou o plano de flexibilização do Estado na fase amarela, que inclui a maior liberação de atividades não essenciais como shoppings, comércio, serviços, salões de beleza, barbearias e consumo local em estabelecimentos ao ar livre.  

Nestas condições, os estabelecimentos devem limitar sua capacidade de atendimento para 40%, atuar em horário reduzido de seis horas e adotar protocolos padrões e setoriais específicos, com medidas sanitárias determinadas pelo município.  

Porém, no primeiro dia, o que se viu em São Carlos foi o desrespeito do distanciamento social de 2 metros determinado pela prefeitura, filas em lojas que impediam a passagem pelas calçadas e praças com aglomerações. A situação foi ainda pior em grandes cidades da região.

O grande movimento foi apontado no Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado (Simi-SP), que contabilizou adoção de 47% ao isolamento social no primeiro dia de junho, ficando abaixo da média de 49% registrada em maio.

Mais do ACidade ON