Aguarde...

Cotidiano

Profissionais da área da beleza protestam na Prefeitura

Setor pede retorno das atividades em barbearias e salões de beleza. Cidade segue na fase laranja do Plano São Paulo, que proíbe o funcionamento

| ACidadeON/São Carlos

Prefeitura Municipal de São Carlos. Foto: Divulgação
Cerca de 50 profissionais do setor de beleza foram até a Prefeitura Municipal de São Carlos (SP) na manhã desta segunda-feira (13) protestar contra a permanência do fechamento de salões e barbearias.  

A cidade segue na fase laranja do Plano São Paulo, que proíbe o funcionamento de salões de beleza, barbearias e academias, além e outros segmentos de atendimento ao público.  

Segundo a prefeitura, os manifestantes foram recebidos pelo presidente do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, Mateus de Aquino, e pelo secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, que explicaram sobre o decreto municipal e a obrigatoriedade de seguir as determinações estaduais.  

A prefeitura ainda informou que os profissionais alegaram terem entrado com limiar na Justiça e aguardam a resposta do judiciário.  

O setor é um dos mais afetados pela pandemia, e desde o início os profissionais pedem pela liberação do trabalho por alegarem que não há maiores riscos aos consumidores e trabalhadores, principalmente por trabalharem com horários agendados e rotina reforçada de higiene e limpeza.  

Plano São Paulo
Em 29 de maio, a Prefeitura recebeu uma ação judicial em caráter de urgência que impedia o funcionamento de todo comércio não essencial.

Um dia após, em 30 de maio, o poder público informou que seguiria as determinações estaduais e entrou diretamente na fase amarela fase 3 -, que permitia o funcionamento de salões de beleza, mas com restrições e regras para garantir a segurança dos colaboradores e clientes.

Porém, 10 dias após, a cidade não mostrou avanço no controle da pandemia, segundo avaliação do Governo do Estado, e regrediu para a fase laranja, que proíbe o funcionamento do segmento.  

Desde então, o Estado realizou duas avaliações em 26 de junho e 10 de julho, onde permaneceu a classificação do município, que segue na fase laranja fase 2 até o momento. Na última sexta-feira (10), o Govenador João Dória informou que essa etapa deve seguir até, no mínimo, 20 de julho.



Mais do ACidade ON