Aguarde...

Cotidiano

Professores da UFSCar lançam livro sobre envelhecimento e qualidade de vida

E-book gratuito "Temas sobre Envelhecimento: atividades cognitivas para os idosos" é voltado para idosos e cuidadores e pode ser acessado virtualmente

| ACidadeON/São Carlos

Envelhecimento da população brasileira chama atenção para a necessidade de buscar formas para manter a saúde física e mental na terceira idade. Foto: Reprodução
Professores do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (SP) lançaram um livro voltado aos idosos, com dicas sobre como envelhecer com qualidade de vida. O e-book é gratuito e está disponível para a população.

O envelhecimento da população brasileira chama atenção para a necessidade de buscar formas para manter a saúde física e mental na terceira idade. Segundo o professor do Departamento de Gerontologia da UFSCar e coordenador do livro, Lucas Pelegrini de Carvalho, o objetivo é dar dicas para cuidar da saúde física e mental na terceira idade.

"Esse livro foi idealizado com o intuito de propor atividades que estimulam a cognição do idoso, então nosso foco principal seria fortalecer na questão da saúde cognitiva. Nós fizemos uma parceria com um educador físico do município, na qual ele propõe a prática de alongamentos e sugere atividades, então elas também contribuem para a saúde física, o que não exclui também a saúde cognitiva, porque elas estão todas interligadas", disse.

Dentre as dicas e sugestões para os idosos, estão 80 atividades para memória, atenção e estímulos à criatividade. "Já temos uma experiência no trabalho com grupos de idosos no que se refere a estimulação cognitiva, e nesse sentido procuramos adequar as atividades que já trabalhávamos nesses grupos de maneira a colocá-las no livro para que o idoso pudesse trabalhar, e lá a gente propõe atividades não apenas para a memória, mas também para vários outros domínios cognitivos como atenção, funções executivas, a linguagem, cognição social, domínio percepto motor, por meio de funções como criatividade, logica, pensamento crítico e afins. A gente procurou abranger várias áreas para estimular varias áreas cognitivas", explicou o professor.

Além dos idosos, que são o público alvo principal, o livro pode ser conferido também pelos cuidadores e familiares. "Propusemos a criação do livro cujo publico alvo é o idoso e a literatura é adequada para a compreensão deles. Porém, isso não exclui o cuidador, se o cuidador quiser se adequar aos temas e entender um pouco melhor o idoso, e acima de tudo, se o cuidador está em contato com um idoso que seja analfabeto ou tem dificuldade de leitura, para que eles possam fazer o uso desse material que tenho certeza que vai ser benéfico. A gente cita a possibilidade do cuidadores e familiares compartilharem esse material com os idosos, porque os idosos podem não ter acesso ao uso de recursos tecnológicos", finalizou Lucas Pelegrini de Carvalho.

O e-book "Temas sobre Envelhecimento: atividades cognitivas para os idosos" pode ser acessado gratuitamente no site do Departamento de Gerontologia da UFSCar.

Mais do ACidade ON