Aguarde...

Cotidiano

Dia do Professor: veja praças que homenageiam docentes de São Carlos

Nesta data, o portal ACidade ON traz lembranças de moradores e personalidades são-carlenses que influenciam diretamente na transmissão de conhecimentos

| ACidadeON/São Carlos

Praça Professor Doutor Rubens Lima Pereira. Foto: Reprodução/Google

Nesta quinta-feira (15) é celebrado o Dia do Professor, uma data que homenageia os professores que são responsáveis pelo grande desafio de transmitir conhecimento. Em São Carlos (SP), diversos docentes são homenageados, principalmente entre nomes de praças, ruas e outros espaços públicos.

Em comemoração e trazendo a história de São Carlos à tona, o portal ACidade ON separou as praças do município que também oferecem essa importante homenagem como forma de agradecimento aos docentes que tanto fizeram.

Veja abaixo a história das praças e de seus respectivos patronos:

Praça Professor Doutor Rubens Lima Pereira  
A praça foi criada em 2011 e está localizada entre as ruas Thiago Caruso, Massao Matubaro e Professor José Vinciguerra, no bairro Azuville. 

Rubens Lima Pereira (1919-1993) formou-se em engenharia pela Escola Politécnica de São Paulo, exercendo sua profissão em diversos institutos de pesquisa. Além de presidente da Comissão Editorial da Universidade de São Paulo (USP), Rubens foi também professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  

Praça Professor Francisco Carlos Nart. Foto: Reprodução/Google

Praça Professor Francisco Carlos Nart
A praça foi criada em 2006 e é formada pelas ruas Arnaldo Gomes e Maria do Pinho Alves Margarido, no residencial Américo Alves Margarido.

Francisco Carlos Nart (1958-2006) foi engenheiro químico formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e assumiu a carreira docente na Universidade de São Paulo (USP) em 1987 como professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), sendo professor titular em 2003.  

Praça Professor João Egberto Camargo. Foto: Reprodução/Google

Praça Professor João Egberto Camargo
A praça foi criada e 2008 e está localizada no bairro Santa Felícia, entre as ruas Cândido de Arruda Botelho, Cid Silva César, Gastão Vieira e Antônio Carlos Ferraz de Salles.

João Egberto Camargo (1915-2001) formou-se pela Escola Normal de São Carlos e pela Escola de Sociologia e Pedagogia Álvares Penteado. Ele foi professor da Escola Industrial Paulino Botelho e colaborador do Senai, inclusive assumindo sua direção. Além da reconhecida carreira na área educacional, foi homenageado membro ativo do Rotary Club e do São Carlos Clube.   

Praça Professor Miguel Carlos Stamato. Foto: Reprodução/Google

Praça Professor Miguel Carlos Stamato
A praça é a mais antiga homenagem em São Carlos. Ela foi criada em 1976 e está localizada na Rua Oscar Jensem, entre as ruas Mario Correa e Maestro João Seppe, no bairro Jardim Paraíso.

Miguel Carlos Stamato (1928-1973) formou-se engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e cursou doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), assumindo o cargo de instrutor. Ele também foi chefe do Departamento de Estruturas e Arquitetura e professor titular do Departamento de Estruturas da EESC.

Mais do ACidade ON