Aguarde...

Cotidiano

UFSCar e IFSP participam da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento começa de forma remota neste sábado (17) e conta com cerca de 3 mil atividades em mais de 180 municípios

| ACidadeON/São Carlos

17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa neste sábado (17). Foto: Divulgação
Começa neste sábado (17), a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que promove eventos com o objetivo de dar visibilidade às descobertas e inovações produzidas por instituições nacionais de pesquisa. O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participam com programações especiais.  

A semana, que é uma iniciativa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTO), em parceria com universidades, escolas, instituições de ensino e pesquisa, entidades científicas e fundações de apoio à pesquisa, segue até a próxima sexta-feira (23).  

O objetivo é popularizar esse conhecimento, que acaba ficando mais restrito a acadêmicos, para os cidadãos, especialmente os mais jovens. Neste ano, o tema da SNCT tem como tema Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira.  

Compartilhando esse conhecimento, a UFSCar e o IFSP campus São Carlos participam da SNCT com programações especiais que começam nesta segunda-feira (19) e seguem até a próxima sexta (23). Veja mais detalhes abaixo:  

Programação
A UFSCar tem uma programação completa para os cinco dias, das 8h30 às 19h, contando com minicursos, palestras, mesas-redondas e sessões de seminários. Entre as atividades está a apresentação do Circo da Ciência, evento anual que envolve todas as matérias básicas de ciências a partir de atividades expositivas e interativas com o público.  

Neste ano, todas as atividades serão de forma remota. A programação e o link para acompanhar as apresentações podem ser encontrados no site da UFSCar

O IFSP São Carlos também participa do evento com duas atividades programadas para a próxima sexta-feira (23). Às 14h, o campus apresenta uma palestra sobre resíduos sólidos do saneamento, e às 19h, um debate sobre o cinema como vitrine da cultura espanhola e hipanoamericana. Mais informações como os participantes das atividades e o link para acesso podem ser encontradas no site do IFSP

Ao todo, quase 3 mil atividades devem ser promovidas por 66 instituições ligadas aos governos federal, estaduais e municipais, escolas, centros de pesquisa e entidades da sociedade civil. A programação completa pode ser encontrada no site do evento.

Mais do ACidade ON