Aguarde...

Cotidiano

Projeto de alunos da UFSCar concorre em competição internacional da RedBull

Aplicativo foi criado com objetivo de melhorar a mobilidade em espaços universitários. Para avançar na competição, estudantes precisam de votos online

| ACidadeON/São Carlos

Projeto de alunos da UFSCar concorre em competição internacional de tecnologia. Foto: Reprodução

Dois estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criaram um projeto de aplicativo para melhorar a questão de mobilidade em espaços universitários e agora são participantes da competição internacional de tecnologia RedBull Basement.

Representando a Liga de Empreendedorismo de São Carlos (SP) e a universidade, o estudante de engenharia civil Gabriel Pilegis e a estudante de educação especial Gabriela Boniholi foram convidados a participar da competição na categoria de cidades inteligentes.

Segundo Pilegis, diversos problemas relacionados a caronas para estudantes são pauta em universidades públicas por todo país, e foi a partir dessa situação que surgiu a ideia de unir as duas áreas de estudo para trazer soluções que possam incluir o público universitário,  principalmente pessoas com deficiência para facilitar essa locomoção.

"Muitos universitários passam pelo problema de muitas vezes você ter que ficar esperando sem saber se a carona vai passar ou não, então se perde muito tempo ali, então criamos um aplicativo que ajuda o estudante e que também visa identificar pontos de melhor infraestrutura para pessoas com deficiência", disse.

O estudante explicou que atualmente existe um sistema de carona solidária da Enactus, mas São Carlos como polo tecnológico tem ainda mais potencial para outras soluções serem desenvolvidas.

"Ainda pensamos que tem como melhorar isso e trazer mais tecnologia. Com o aplicativo a gente vai conseguir democratizar essa situação no Brasil. Pensamos em criar uma plataforma que você consegue ver seus amigos das redes sociais para criar uma relação de confiança, e também vamos criar um sistema de gamificação, que é como se fosse um jogo que a cada carona você passa de um nível, conseguindo atingir objetivos e ganhando recompensas", comentou Pilegis.

Os recursos da plataforma podem ser encontrados no site Acha! Car. Segundo o estudante, o nome foi criado com base na expressão são-carlense "acha, não foi nada", falada quando alguém geralmente te dá carona.  

Estudante de engenharia civil Gabriel Pilegis e a estudante de educação especial Gabriela Boniholi. Foto: Reprodução
RedBull Basements
A competição é voltada para universitários e os participantes devem gravar um vídeo sobre a ideia que busca solucionar um problema das universidades de várias categorias, entre elas acessibilidade, educação, transporte e cidades inteligentes.

Para conseguir avançar nas etapas, Gabriel explica que é preciso que as pessoas votem no vídeo do Acha! Car no site da Redbull, onde é feito um cadastro rápido para validar o voto. As votações vão até as 10h de sexta-feira (29).

"Precisamos impulsionar nosso projeto conseguindo votos para a gente ficar entre os mais votados. Entre os 25% mais votados, a gente vai conseguir ir para a próxima fase, onde a banca vai avaliar os projetos", disse.

Os melhores de cada país participam de um evento mundial onde apresentam os projetos. O vencedor terá mentoria da RedBull para desenvolver o aplicativo, além de ter a viagem para a Europa custeada e ser presenteado com 'mimos' da empresa.

"Queremos conseguir votos para ganhar visibilidade e realmente impactar o ambiente universitário da UFSCar e outras várias faculdades, sem falar que ajudando essa mobilidade, a gente pode incentivar muito mais estudantes para que venham conhecer a cidade e a UFSCar. Pode ser um fator decisivo para escolherem as universidades daqui, o que também influenciaria na economia, ciência e empreendedorismo de São Carlos", finalizou o estudante sobre a importância de participar da competição.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON