Aguarde...

Cotidiano

Campanhas da 'pólio' e multivacinação são prorrogadas para até 30 de novembro

Objetivo é aumentar a cobertura vacinal e imunizar 95% do público alvo; São Carlos (SP) segue abaixo dos 50%, segundo último boletim divulgado

| ACidadeON/São Carlos

Vacinação contra poliomielite foi prorrogada até dia 30 de novembro (Foto: Denny Cesare/Código19)

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu prorrogar mais uma vez as campanhas de vacinação contra Poliomelite e de Multivacinação até 30 de novembro. Em São Carlos (SP), a cobertura vacinal do último balanço divulgado era de 44,23% e ainda faltavam ser vacinadas mais de 6 mil crianças.

A campanha terminaria na última sexta-feira (13), mas foi estendida mais uma vez com a finalidade de aumentar a cobertura vacinal e a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes.

Para garantir a prevenção contra a poliomielite (paralisia infantil), pais ou responsáveis por crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem levar os pequenos para receber a "gotinha" (vacina oral, VOP). Até a última quinta-feira (12), apenas 1,1 milhão das crianças tinha sido vacinadas, atingindo uma cobertura de 52,4% no Estado.

Na campanha de multivacinação, o foco é atualizar mais cadernetas, aplicando doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra os vírus que circulam no território e podem provocar cerca de 20 doenças.

"Com base na quantidade de vacinas aplicadas desde o dia 5 de outubro, avaliamos e optamos pela prorrogação das duas campanhas. Lembramos que a nossa meta proteger as crianças de zero a 14 anos contra a pólio e doenças sérias como meningite, hepatites, sarampo, febre amarela e outras. Vamos perseverar para que as coberturas seja maiores, atingindo o que é recomendado pelas autoridades de saúde. Por isso, peço novamente que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes a um posto de vacinação até o final deste mês", disse o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.  

A vacinação está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h às 17h. Dúvidas, denúncias e outras informações podem ser esclarecidas na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (16) 3362-1350.  

A tabela completa com relação das vacinas, faixas etárias previstas para receber as doses e dados de cobertura está disponível no site do Governo do Estado.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON