Aguarde...

Cotidiano

Empresária de São Carlos vira exemplo de empreendedorismo para o Facebook

Isabela Lepera, proprietária do Cupcakes by Isa, já teve sua história contada por Mark Zuckerberg e segue inovando em suas criações culinárias. "É incrível saber que as pessoas compartilham momentos felizes com meus doces", disse

| ACidadeON/São Carlos

Cupcakes by Isa se transformou em 'case de sucesso' do WhatsApp Business. Foto: Arquivo Pessoal

Foi com as mãos na massa e uma vontade de adoçar a vida de todos que a empresária Isabela Lepera, de São Carlos (SP), se tornou um exemplo de empreendedorismo para o Facebook. Com trabalho artesanal e recheado de amor, a doceira falou sobre sua trajetória e sucesso de vendas. "É incrível saber que as pessoas compartilham momentos felizes com meus doces".

A história do Cupcakes by Isa começou em meados de 2012, em meio ao envolvimento com tradições americanas por conta da sua mãe, que era dona de uma escola de inglês, estímulo de familiares e amigos e muito amor pelos doces que não eram tão tradicionais no país.

"Eu ficava muito frustrada em ver cupcakes, donuts, cookies, tortas de abóbora nos filmes e nas datas comemorativas como Thanksgiving e não conseguir encontrar esses doces pra comprar, então a ideia de produzir e vender doces americanos surgiu dessa vontade de comer opções inacessíveis e diferentes. Foi uma brecha no mercado que resolvi explorar, juntando com a minha vontade de provar aquelas comidas diferentes", contou.

Oito anos depois, a empreendedora conta que ainda se lembra da sua primeira fornada onde o sucesso começou -. Na época, Isabela estudava Direito em Franca (SP), e usava os espaços da faculdade e estágio para vender seus primeiros doces.

"Com o tempo fui percebendo o quanto eu gostava de ver as pessoas se satisfazendo com os meus doces e o quanto era incrível saber que as pessoas compartilhavam momentos felizes com os doces", comentou.  

Cupcakes by Isa se transformou em 'case de sucesso' do WhatsApp Business. Foto: Arquivo Pessoal
Case de sucesso 
Nos últimos anos, Isabela conseguiu expandir ainda mais seu negócio e, para sua surpresa, se tornou um case de sucesso de pequenas empresas do WhatsApp Business e chegou a ser destaque em um evento nos Estados Unidos, tendo sua história contada pelo fundador da rede, Mark Zuckerberg.

Para ela, o fato foi extremamente importante. "A sensação de ser um case de sucesso e sair na mídia de todo o mundo é realmente indescritível e é a maior validação do negócio que eu poderia ter. A Cupcakes by Isa foi planejada em 2012 pra ser artesanal, pequena, digital, e ser um case de sucesso tão grande assim me mostra que a minha jornada de empreendedorismo é viável", comentou.

A doceira contou que esse reconhecimento se deu pelo fato da empreendedora decidir utilizar a ferramenta para organizar sua rotina de trabalho e acompanhar a jornada do cliente, já que desde 2020 tem pretensão de ter um negócio 100% digital.

Atualmente, a empreendedora faz a parte administrativa, publicitária, atende, produz e entrega, e tudo isso demanda muito tempo. No entanto, o aplicativo facilitou sua vida e aperfeiçoou todo seu trabalho, fazendo com que o negócio se torne mais lucrativo.

"Como eu trabalho sozinha e da minha própria casa, o trabalho nunca tem fim. As respostas automáticas, por exemplo, me ajudam a ter o tempo de descanso e de estudo que são tão importantes e não deixam os meus clientes sem respostas e desamparados. As etiquetas me ajudam a catalogar os pedidos por produto e agilizam o processo de organização e planejamento de compras, produção, gestão financeira e todos os demais processos. Quando eu consigo otimizar meu tempo me torno mais produtiva e o negócio mais lucrativo", explicou.  

Isabela Lepera, proprietária do Cupcakes by Isa, já teve sua história contada por Mark Zeckerberg. Foto: Arquivo Pessoal
Trabalho voluntário e outros planos
Além dos famosos cupcakes e das pizzas de brownies, Isa também faz trabalhos voluntários como a campanha de doação de sangue, onde os clientes que forem doar receber desconto em cupcakes. A empresária também realiza palestras e cursos gratuitos de empreendedorismo feminino para ajudar a comunidade.
A doceira admite que tem muito para se desenvolver e fazer seu negócio crescer ainda mais, mas que sente que sua vontade de ver o mundo mais doce ainda vai mudar a vida de muitas pessoas.

"Ser mulher, mudar de uma profissão intelectual para uma mais operacional, trabalhar sozinha, trabalhar de casa são dificuldades que enfrento até hoje, mas espero que o case de sucesso da Cupcakes by Isa ajude a modernizar os pensamentos das pessoas, assim como ajudamos a modernizar os paladares", disse.

Todo o trabalho realizado pelo Cupcake by Isa pode ser encontrado pelo Facebook, Instagram ou através do site da empresa. Empresas e universidades interessadas em trabalhos voluntários também podem entrar em contato pelos meios de comunicação. 

Cupcakes by Isa foi inspirada em doces americanos. Foto: Arquivo Pessoal


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON