Aguarde...

Cotidiano

Mulheres empreendedoras diversificam negócios e investem em TI e agro

Um a cada três negócios é administrado por mulher. Negócios com elas à frente têm particularidades e vantagens

| ACidadeON/São Carlos

Um em cada três negócios no Brasil tem mulher na administração, diz IBGE. Foto: CBN São Carlos
Nesta quinta-feira (19) é comemorado o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. Em um ano tão particular como 2020, as ações empreendedoras, especialmente das mulheres, cresceram bastante na região de São Carlos.  

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil. Há dois anos, um a cada três negócios era comandado por mulheres.  

Segundo a analista de negócios do Sebrae São Carlos, Amanda Arthur, as mulheres atualmente não empreendem somente os ramos de estética, beleza, mas em diversos outros segmentos. Em São Carlos, um grande foco está nas áreas tecnológicas.  

"Se observa um aumento do número cada vez maior do que de mulheres atuando em segmentos de tecnologia da informação, à frente das startups, liderando e atuando em negócios no agro ou então um segmento que a gente percebe uma presença feminina maior, recente, é o das consultorias em várias áreas", conta. 

Apesar da importância de empreender, a analista do Sebrae comenta que muitos desses novos negócios fecham de forma precoce porque faltam informações e um planejamento adequado.  

Para Amanda, os negócios sob a batuta de mulheres contam com particularidades. 

"No que tange às mulheres, a gente tem, por exemplo, os dados do Sebrae que elas dedicam 18% menos tempo aos seus negócios quando empreendem. Tendo menor disponibilidade, obviamente elas terão mais dificuldades em gerar resultados para os seus negócios. Além disso, aquelas crenças irritantes que dizem que as mulheres não têm afinidade as finanças ou tem maior dificuldade em liderar, também impedem até que algumas mulheres busquem empreender. E a gente observa que tem características femininas como flexibilidade, a facilidade de comunicação, a empatia que no fim das contas repercutem de forma positiva à frente dos negócios", comenta.  

Em 2020 o Sebrae lançou o programa "Sebrae Delas", voltado justamente a trabalhar com o público feminino. A quarta turma do programa já está em andamento, mas novas turmas vão ser abertas no ano que vem.  

"Neste momento estamos conduzindo a quarta turma do programa Sebrae Delas, a iniciativa faz parte de um movimento maior do Sebrae nacional. O programa traz uma série de oficinas sobre gestão, empreendedorismo, finanças, marketing, modelagem de negócios, formalização e também contempla inteligência emocional e traz ao final, para encerrar o processo de aprendizado e conhecimento para uma palestra inspiracional com uma empreendedora para dar o seu testemunho, dar dicas e temos mais de 600 mulheres impactadas. Esperamos que em 2021 possamos dar continuidade", afirma.  

Para informações sobre os projetos e consultorias do Sebrae ao público empreendedor, o telefone da unidade São Carlos é 3362-1821. Quem preferir, pode enviar mensagem no WhatsApp 3362-1823.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON