Aguarde...

Cotidiano

Empresa júnior de São Carlos participa de hackaton para ajudar MEIs e MPEs

Maratona de inovação tem como objetivo encontrar soluções inovadoras para mitigar os problemas de micro e pequenos empreendedores

| ACidadeON/São Carlos

Maratona de inovação tem como objetivo encontrar soluções inovadoras para mitigar os problemas de micro e pequenos empreendedores. Foto: Reprodução

Uma empresa júnior do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está participando de uma maratona de inovação com objetivo de encontrar soluções inovadoras para mitigar os problemas de micro e pequenos empreendedores.  

O desafio é proposto aos empreendedores universitários pela Federação de Empresas Juniores de São Paulo (FEJESP), em conjunto com a empresa FRST Falconi, e tem como objetivo atender as necessidades dos Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas (MPE), principalmente as que atuem nos setores do agronegócio, indústria e comércio/serviços.  

O Estado de São Paulo possui aproximadamente 2,7 milhões de pequenos negócios, responsáveis por movimentar uma parcela da economia paulista. Dentre as dificuldades encontradas por um MPE e um MEI, destacam-se a falta de crédito e inovação.

Tal fato se confirma com o dado de que entre abril e junho de 2020, o número de micro e pequenas empresas buscando empréstimos em bancos cresceu de 30% para 46%, segundo pesquisa realizada pelas instituições Sebrae e FGV Projetos. As organizações que conseguiram receber o dinheiro obtiveram uma taxa de sucesso de 18%, no entanto, mesmo posteriormente ao auxílio, muitas continuaram enfrentando o desafio de trazer soluções inovadoras para o mercado.  

Por conta disso, a FEJESP propôs a realização de um hackathon, ou seja, uma maratona de inovação, voltado aos empresários juniores paulistas. Assim, ao mesmo tempo em que os jovens universitários progridem profissionalmente, também contribuem para o desenvolvimento dos MEI e das MPE.

"O Hackathon vem como um projeto de caráter educativo, em busca de preparar o universitário para que ele tenha mais experiência na resolução de problemas complexos. Além disso, queremos ser resposta para a geração de resultados na crise, principalmente pela necessidade de transformação digital e utilização de tecnologia para amadurecer e acelerar os pequenos negócios paulistas", comenta André Bombonati, Presidente da FEJESP.

A FEJESP é a associação que representa as Empresas juniores do Estado de São Paulo, sendo composta por estudantes universitários de diferentes faculdades paulistas. Os empresários juniores realizam projetos e prestam consultoria a variados tipos de clientes, com preços consideravelmente abaixo do mercado. A proposta do desafio foi apresentada em parceria com a FRST Falconi, empresa a qual busca desenvolver pessoas e impulsionar negócios que movimentam a economia do país através do ensino de excelência.

A maratona recebeu a inscrição da Edificar Jr, empresa júnior da UFSCar. A equipe estará desenvolvendo o desafio ao longo do mês de Novembro, atendendo às especificidades da proposta. O projeto final impactará MEIs e a MPEs locais, uma vez que as resoluções visam inibir as dificuldades dos pequenos e micros empresários com relação à inovação e tecnologia.

As três equipes vencedoras do desafio receberão o apoio da FEJESP, que prestará auxílio aos ganhadores para aperfeiçoarem e melhorarem suas vendas na Ej, além de mentorias e bolsa integral em programas da FRST Falconi. O resultado será divulgado nas redes sociais da instituição organizadora até o final de novembro de 2020.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON