Publicidade

cotidiano

Ministério determina volta às atividades de UFSCar e IFSP

Determinação vale para todas as instituições de ensino geridas pelo governo federal; conselho de graduação da UFSCar vai discutir medida

| ACidadeON/São Carlos -

Ministério determinou volta às aulas em instituições de ensino federais; UFSCar está entre as universidades. Foto: Divulgação / UFSCar

O Ministério da Educação (MEC) determinou a volta às aulas presenciais nas universidades e institutos federais de ensino a partir de 4 de janeiro de 2021. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (2), no "Diário Oficial da União". 

Em São Carlos, as aulas presenciais estavam suspensas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e no campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) desde março, devido à pandemia do novo coronavírus. 

O texto, no entanto, condiciona o retorno aos protocolos de biossegurança e prevê uso de ferramentas de tecnologia para complementar eventuais conteúdos que foram perdidos durante os últimos meses. O MEC definiu ainda que é responsabilidade das instituições de ensino fornecer disponibilizar recursos para os alunos acompanharem as atividades. 

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) afirmou que só vai se posicionar após reunião com os reitores. Já a UFSCar, por meio de nota, afirmou que nesta quarta-feira, às 14 horas, o Conselho de Graduação estará reunido para discutir o assunto. Também está agendada para a próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro, um encontro do Conselho Universitário da Instituição para discussão da decisão do MEC.  

Já o Campus São Carlos do IFSP informou que a diretoria dos 36 campi do estado de São Paulo devem se reunir ainda esta semana para analisar a portaria e se manifestar sobre a decisão. 

A portaria desta quarta-feira se refere apenas às instituições federais de ensino. As redes públicas estaduais e municipais ainda seguem sem definição sobre o tema.

Mais notícias


Publicidade