Aguarde...

Cotidiano

São Carlos retoma funcionamento de serviços não essenciais nesta segunda (4)

Após mudança de fases nas festas de fim de ano, a cidade agora volta para a fase amarela do Plano São Paulo; veja a situação de casos

| ACidadeON/São Carlos

Centro de São Carlos (SP). Foto: ACidade ON
A partir desta segunda-feira (4), São Carlos (SP) volta para a fase amarela do Plano São Paulo e pode retomar o funcionamento de serviços considerados não essenciais. Uma nova classificação deve ser feita ainda nesta semana.

Depois de seis dias com total restrição de funcionamento em decorrência das festas de final de ano, agora o comércio, bares e restaurantes, academias e outras atividades voltam a atender normalmente seguindo os protocolos sanitários.

As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.  

Agora, o comércio deve voltar ao seu horário de atendimento normal: das 9h às 18h de segunda a sexta-feira e das 9h às 17h aos sábados. Já as lojas do Iguatemi São Carlos funcionam das 10h às 22h, com a praça de alimentação abrindo às 11h, e os estabelecimentos do Passeio São Carlos das 9h às 21h.  

Uma nova classificação do Plano São Paulo seria anunciada nesta segunda (4), mas agora deve acontecer nesta quinta-feira (7) e nenhuma cidade irá para a fase verde. O Governo do Estado também informou a população sobre a prorrogação da quarentena até 7 de fevereiro. 

Crescimento desenfreado
A medida restritiva, segundo o Governo do Estado, foi definida para conter o avanço da Covid-19 e também em função dos leitos de UTI. "É nesses momentos que esse risco de descontrole da pandemia acontece e o mundo inteiro agora está aplicando medidas específicas neste momento", explicou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Segundo a última atualização do Seade, o Estado contabiliza 1.471.422 casos e 46.845 óbitos em decorrência da Covid-19. Em relação aos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), a ocupação atual é de 62% da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 44,3% na enfermaria.

Somente em dezembro, São Carlos (SP) teve 1.327 novos casos positivos, um aumento de 30%, e 14 óbitos em decorrência da doença. No Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara (SP), que hoje soma 26.527 positivos e 451 óbitos, o aumento de casos foi de 22%.

No final de novembro, o governo do Estado divulgou uma relação de 62 municípios onde São Carlos foi incluído - em estado de atenção por conta da piora de indicadores da pandemia. De acordo com dados atualizados do Seade, 54,7% dos casos de Covid-19 e 43% das mortes em decorrência da doença no Estado estão no interior.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON