
Depois de seis dias com total restrição de funcionamento em decorrência das festas de final de ano, agora o comércio, bares e restaurantes, academias e outras atividades voltam a atender normalmente seguindo os protocolos sanitários.
As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.
Agora, o comércio deve voltar ao seu horário de atendimento normal: das 9h às 18h de segunda a sexta-feira e das 9h às 17h aos sábados. Já as lojas do Iguatemi São Carlos funcionam das 10h às 22h, com a praça de alimentação abrindo às 11h, e os estabelecimentos do Passeio São Carlos das 9h às 21h.
Uma nova classificação do Plano São Paulo seria anunciada nesta segunda (4), mas agora deve acontecer nesta quinta-feira (7) e nenhuma cidade irá para a fase verde. O Governo do Estado também informou a população sobre a prorrogação da quarentena até 7 de fevereiro.
Crescimento desenfreado
A medida restritiva, segundo o Governo do Estado, foi definida para conter o avanço da Covid-19 e também em função dos leitos de UTI. "É nesses momentos que esse risco de descontrole da pandemia acontece e o mundo inteiro agora está aplicando medidas específicas neste momento", explicou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.
Segundo a última atualização do Seade, o Estado contabiliza 1.471.422 casos e 46.845 óbitos em decorrência da Covid-19. Em relação aos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), a ocupação atual é de 62% da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 44,3% na enfermaria.
Somente em dezembro, São Carlos (SP) teve 1.327 novos casos positivos, um aumento de 30%, e 14 óbitos em decorrência da doença. No Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara (SP), que hoje soma 26.527 positivos e 451 óbitos, o aumento de casos foi de 22%.
No final de novembro, o governo do Estado divulgou uma relação de 62 municípios onde São Carlos foi incluído - em estado de atenção por conta da piora de indicadores da pandemia. De acordo com dados atualizados do Seade, 54,7% dos casos de Covid-19 e 43% das mortes em decorrência da doença no Estado estão no interior.