Aguarde...

Cotidiano

São Carlos recebe cerca de 500 alunos na 1ª fase do vestibular da Unicamp

Movimentação estava tranquila e não houve registros de grandes aglomerações na Unicep, local onde foram aplicadas as provas; expectativas são boas entre os candidatos

| ACidadeON/São Carlos

São Carlos recebe 550 alunos na 1ª fase do vestibular da Unicamp. Foto: CBN São Carlos

A Unicamp inicia o vestibular 2021 nesta quarta-feira (6), com aplicação de provas para candidatos inscritos em cursos de áreas de ciências exatas/tecnológicas e ciências humanas/artes. Nesta 1ª fase, São Carlos (SP) recebe cerca de 500 estudantes.  

O exame reúne 72 questões testes e começou às 13h na Unicep, com duração de quatro horas. Antes da abertura dos portões, foi possível perceber uma leve movimentação, mas sem aglomerações.

Também foi registrado um leve congestionamento na Rua Miguel Petroni, sentido bairro/centro, onde os veículos costumam deixar os estudantes. No sentido contrário de quem vai para a pista, fluxo normal de veículos.

Segundo a equipe organizadora, os alunos estão sendo orientados para que não sejam formadas aglomerações e um funcionário está responsável pelo controle no local.

A temperatura está sendo aferida na porta dos blocos. Álcool em gel disponível nas salas. As salas estão com janelas e portas abertas, além de ventiladores ligados. capacidade de 35% e distanciamento de 1,5 metros entre as carteiras.

A universidade também fez um apelo para que cursinhos não promovam atividades com aglomerações nas portas das escolas e orientem os candidatos a evitar torcida presencial.

Neste ano, os dez cursos mais procurados pelos candidatos são: medicina, arquitetura e urbanismo; ciências biológicas; comunicação social-midialogia; ciência da computação; engenharia da computação; farmácia; história; ciências econômicas e enfermagem.

Expectativas dos estudantes
A pandemia trouxe uma realidade diferente para os candidatos, principalmente na questão dos vestibulares, que sempre reúnem familiares e amigos na torcida pelo grande momento.

"Acho um pouco mais complexo pelo fato de estarmos mais sozinhos, sem apoio das pessoas da escola e sem os professores, principalmente para quem está fazendo a prova depois do 3º colegial", comentou a estudante Letícia da Silva.

A questão das aulas, seja de escolas ou de cursinhos, terem sido somente online até o momento também influenciou na preocupação dos estudantes, mas as expectativas ainda são boas entre a grande maioria.

"Apesar de ter sido um ano diferente por causa das aulas online, a gente acabou se adaptando com esse tempo que teve as aulas, com os cursos extras, acho que deu uma ajuda boa", disse o estudante Pedro Carvalho.

Mas os desafios não ficaram somente entre os alunos. A situação atípica também provocou mudanças no método de ensino nos cursinhos e escolas particulares e trouxe outras preocupações à tona.  

"Esse ano foi o mais desafiador que a gente já enfrentou. Tenho mais de 30 anos como professor e nunca foi assim. Esse desafio foi bem sucedido para alguns que conseguiram enfrentar isso bem, outros tiveram muito mais dificuldade, é bem heterogêneo", comentou o professor de Língua Portuguesa e Redação, Marcelo Daurea Machado.   

São Carlos recebe 550 alunos na 1ª fase do vestibular da Unicamp. Foto: CBN São Carlos

Vestibular
A Unicamp iniciou a maratona de grandes vestibulares e preparou um esquema especial para aplicação das provas da primeira fase, com o propósito de atender os protocolos sanitários.

Os 34.024 inscritos vão responder 12 questões de língua portuguesa e literatura; 12 de matemática e 8 perguntas de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química. Amanhã, outros 43.631 candidatos dos cursos das áreas de ciências biológicas/saúde serão avaliados.

Entre os itens que podem ser levados estão coisas clássicas: caneta preta em material transparente, lápis preto, borra, régua, compasso, água, sucos e doces e uso de vestimentas leves. Neste ano, por conta da pandemia, foi inserido na lista o álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova.

Aparelhos celulares devem ser desligados imediatamente ao entrar na sala e colocar em embalagem específica. Equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivos, marca texto, acessórios ou outros materiais estranhos estão proibidos.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON