Aguarde...

Cotidiano

São Carlos continua na fase amarela e bares fecham às 20h

Anúncio foi feito nesta sexta-feira (8), em coletiva de imprensa do Governo do Estado de São Paulo; 90% da população do Estado permaneceu nesta fase

| ACidadeON/São Carlos

Plano São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (8) a continuidade de São Carlos (SP) na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização. Com a nova definição, bares devem atender presencialmente até às 20h. Medidas passam a valer a partir de segunda-feira (11).

O governo estadual também determinou novas regras de funcionamento das atividades nas fases laranja e amarela. Agora, todas as atividades estão liberadas, com atendimento presencial em bares limitados até às 20h. 

A capacidade limitada é de 40% de ocupação em todos os setores, com funcionamento máximo de estabelecimentos limitados a 10 horas por dia, até às 22h. Os bares devem manter atendimento presencial até às 20h.  

Além disso, também fica liberada a realização de eventos culturais com público sentado e controle de acesso e distanciamento. Museus, galerias, cinemas, teatros e parques também estão autorizados a abrir. 

O Departamento Regional de Saúde 3 (DRS-3) região que abrange o município, está na fase amarela desde 24 de julho. A nova classificação será feita em 5 de fevereiro. Se houver piora nos indicadores, pode haver reclassificação das regiões. 

"Estamos em um momento importante da pandemia. Se não houver a colaboração de todos, teremos mais regiões na fase laranja. Apesar de termos uma data oficial para a próxima classificação diária, nós vamos monitorar e publicar os indicadores diariamente", informou Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.  

Avanço para fase verde 
Segundo o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 do estado, Paulo Menezes, a situação atual é de gravidade e, por isso, houve mudança em algumas regras. Dentre elas está o endurecimento dos critérios para avanço da fase verde.

Agora, as regiões na fase amarela, como a de Araraquara, precisam alcançar a média de 30 internações por 100 mil habitantes e três mortes por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Antes, era 40 internações por 100 mil habitantes e cinco óbitos por 100 mil habitantes.

Covid-19 na região  
De acordo com o Seade, os dados de quinta-feira (7) apontam 27.285 casos positivos e 457 óbitos em decorrência da Covid-19 na DRS 3. Na capacidade hospitalar, a região está classificada como verde, com 44,4% da ocupação de leitos UTI Covid, sendo12,7 leitos a cada 100 mil habitantes. 

Na evolução da pandemia, a região está amarela com: 212,6 novos casos a cada 100 mil habitantes; 40,4 novas internações por 100 mil habitantes e 1,9 novos óbitos por 100 mil habitantes. 

Neste momento, São Carlos (SP) contabiliza 6.510 casos positivos para Covid-19 e 76 óbitos confirmados. Em sete dias, foram 489 novos casos e duas mortes. Os dados desta sexta-feira (8) devem ser divulgados no fim da tarde. 

*Reportagem em atualização.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON