Aguarde...

Cotidiano

Procura por CNH digital cresceu 70% no Estado em 2020

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o documento digital que é opção para substituição do físico já faz parte de 3,4 milhões de motoristas; veja como aderir

| ACidadeON/São Carlos

Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) pode ser baixado em qualquer smartphones. Foto: ACidade ON

Dos mais de 3,4 milhões de motoristas que já aderiram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, cerca de 2,3 milhões fizeram o download em 2020. Os dados são do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tem o mesmo valor jurídico da impressa, que continua sendo emitida aos condutores pelo Detran-SP. O documento em formato digital está disponível desde 2018 pelo órgão estadual de trânsito.   

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS

O documento, que já virou muito querido entre os condutores, é acessado por meio de um QU Code presente no documento físico e é disponibilizada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível para Android e iOS.  

O código para baixar a CNH no aplicativo CDT é enviado no e-mail de cadastro do cidadão. Há também a opção de acesso pelo site do Poupatempo na aba Serviços. (Veja abaixo como buscar)  

Os motoristas que estão com a habilitação vencida ou a vencer em 30 dias podem fazer o pedido de renovação da CNH, de forma online, pelo portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital. O condutor, no entanto, não deve ter qualquer tipo bloqueio no prontuário, como suspensão, por exemplo.  

Já para condutores com a habilitação emitida antes da nova tecnologia digital - sem o QR Code - é preciso solicitar uma segunda via do documento para obter a versão online. A solicitação também pode ser feita pelo site ou aplicativo do Poupatempo. O valor da taxa é o mesmo da renovação.  

Veja o passo a passo para obter a versão digital:
- Instale o aplicativo CDT Carteira Digital de Trânsito;
- Efetue o cadastro do usuário com CPF no site Gov.br e escolha sua senha para;
- Após o login, selecione a opção Habilitação e adicione sua CNH optando por um módulo de autenticação;
- No caso de acesso pelo site do Poupatempo, vá até o ícone CNH, clique em Consultas e Acompanhamentos e busque por Consulta do código de segurança da CNH digital;
- Pronto, está finalizado o processo.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON