Aguarde...

Cotidiano

Governo do Estado antecipa reclassificação do Plano São Paulo

Agravamento da pandemia em regiões do Estado poderá acarretar a mudança para fase laranja ou vermelha; São Carlos está na fase amarela desde segunda-feira (11)

| ACidadeON/São Carlos

Plano São Paulo: poucos dias após manter regiões na fase amarela, governo pode mudar de ideia. Foto: Reprodução
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (13), em coletiva do Palácio dos Bandeirantes, que vai antecipar a atualização do Plano São Paulo para sexta-feira (15). Se trata de uma atualização extraordinária, não prevista em cronograma feito pelo governo, que estabelecia reclassificação apenas no dia 5 de fevereiro.

Segundo Doria, a reclassificação terá uma revisão de critérios a partir de estudos do Comitê de Contingência da Covid-19. Por isso, de acordo com Doria, foi necessário antecipar a atualização em três semanas.  

Atualmente, treze regiões estão na fase 3, na cor amarela, e outras quatro regiões na fase 2, a laranja. Desde dezembro, o Comitê de Contingência afirmou que nenhuma região avançaria à fase 4, a verde, em janeiro de 2021 devido ao aumento dos casos de covid-19.  

Na última sexta-feira (8), o governo do Estado atualizou o status da região de São Carlos (SP), cuja classificação permaneceu na fase amarela. Com a nova definição, bares devem atender presencialmente até às 20h, desde segunda-feira (11).  

O governo estadual também determinou novas regras de funcionamento das atividades nas fases laranja e amarela. Agora, todas as atividades estão liberadas, com atendimento presencial em bares limitados até às 20h.  

A capacidade limitada é de 40% de ocupação em todos os setores, com funcionamento máximo de estabelecimentos limitados a 10 horas por dia, até às 22h. Os bares devem manter atendimento presencial até às 20h.  

Além disso, também fica liberada a realização de eventos culturais com público sentado e controle de acesso e distanciamento. Museus, galerias, cinemas, teatros e parques também estão autorizados a abrir.  

O Departamento Regional de Saúde 3 (DRS-3) região que abrange o município, está na fase amarela desde 24 de julho. A próxima classificação estava programada para 5 de fevereiro, entretanto, com o anúncio do governo estadual pode haver mudanças já nesta semana.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON