Aguarde...

Cotidiano

Índice de isolamento social continua abaixo dos 50% em São Carlos

Na última sexta-feira (19), município teve adesão de 38% da população; veja os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado (Simi-SP)

| ACidadeON/São Carlos

Fiscalização em ação durante fase vermelha do Plano São Paulo. Foto: Divulgação/Prefeitura

Mesmo na fase vermelha do Plano São Paulo, São Carlos (SP) segue com baixo índice de isolamento social. Nesta segunda semana, segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do Estado (Simi-SP), a média foi de 42%. A cidade continua nesta classificação até 5 de março. 

Desde o início do ano o município não registra bons índices de isolamento em dias úteis. Na primeira semana da fase vermelha, menos de 41% da população aderiu ao isolamento social. 

Já nesta semana, mesmo com um aumento discreto, a cidade continua com problemas. Na última sexta-feira (19) o índice era de 38% do isolamento, o menor nos últimos dias úteis. Os maiores foram nos dois domingos (14 e 21), com 51% e 50%, respectivamente. 

Os moradores, então, seguem na contramão do que é pedido pelo poder público, que desde o início de janeiro enfatiza a necessidade do cumprimento do isolamento social e de se evitar aglomerações. 

"Vivemos um momento alarmante da pandemia. A disseminação mundial da Covid-19 está rápida e chega cada vez mais perto da nossa casa. Nosso sistema de saúde está saturado, precisamos da sua conscientização", disse a prefeitura em publicação nas redes sociais. 

Estado
Em comparação de dados desde o início da pandemia, a cidade vem em uma queda de isolamento social constante. De março a agosto, o índice ficava entre 50% e 60%. De lá para cá, caiu para abaixo dos 50%. 

Os dados também não ficam atrás do ranking estadual. Desde janeiro, o estado de São Paulo não atinge isolamento de 50% da população, pelo menos em dias úteis. 

No Estado, o menor índice foi de 39% na sexta-feira (19). No final de semana, a média dos 645 municípios atingiu 42% no sábado (20) e 47% no domingo (22). A porcentagem ainda está abaixo dos 60% recomendados pelo governo estadual.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON