Aguarde...

Cotidiano

São Carlos é reconhecida pela ONU por ações de arborização urbana pela 2ª vez

Além de São Carlos, Campo Grande (MS) e São José dos Campos (SP) entraram no ranking da Organização das Nações Unidas (ONU), que homenagearam 120 cidades de 63 diferentes países

| ACidadeON/São Carlos

Daniel Caiche representou o município de São Carlos em cerimônia virtual. Foto: Arquivo pessoal

São Carlos (SP) foi uma das três cidades do Brasil que entraram no ranking da Organização das Nações Unidas (ONU), através do programa Tree Cities of the World, que reconhece as cidades comprometidas em ações de arborização urbana. 

Publicada neste mês no site do programa treecitiesoftheworld.org, a lista divulgada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) conta com 120 cidades de 63 diferentes países. Reconhecido pelo segundo ano consecutivo, São Carlos aparece no ranking do programa internacional com 12.500 árvores plantadas em 450 horas de voluntariado, sendo a terceira cidade do Brasil que mais reflorestou. 

Para a candidatura, foram considerados pontos como a gestão da arborização urbana dividida organizacionalmente dentro da estrutura, possuir leis, normas e políticas que sustentam o sistema de arborização, levantar dados qualitativos e quantitativos das árvores na área urbana, pontuar os recursos destinados à gestão de arborização e como ela se distribui nas atividades práticas e apontar eventos e atividades relacionadas a sensibilização da comunidade sobre as árvores urbanas.  

Daniel Caiche representou o município de São Carlos em cerimônia virtual. Foto: Arquivo pessoal

A prefeitura do município foi mais uma vez representada pelo Engenheiro Florestal e Doutor em Ciências Ambientais Daniel Caiche que participou da cerimônia virtual em virtude da pandemia de covid-19. 

"É uma grande honra ter o nosso trabalho reconhecido novamente, apesar de todas as dificuldades que a cidade enfrenta diariamente na gestão das árvores urbanas. A participação nesta rede internacional reforça a nossa motivação em continuar a trabalhar na procura da melhoria contínua na gestão das nossas árvores urbanas. Gostaria de agradecer todos os colegas servidores da prefeitura que contribuíram novamente para o sucesso desse projeto" disse Daniel. 

Por meio desse reconhecimento, o município passa a integrar uma rede internacional de cidades com o propósito de trocar experiências, fortalecer vínculos institucionais e demonstrar a importância das árvores na construção de cidades mais saudáveis, resilientes e felizes. 

"Esse reconhecimento que São Carlos recebe, demonstra o esforço das pessoas da cidade em tornar a cidade mais verde e bonita. Sabemos que essa não é uma tarefa nada fácil em qualquer cidade do mundo, mas vocês devem ser orgulhar de tentar fazer desse planeta um lugar um pouco mais sustentável" disse Simone Borelli diretor da divisão Florestal da FAO/ONU. 

Para novas ações de reflorestamento o município já conta com um projeto, junto com a Secretaria de Agricultura do Estado, para aquisição de 35 mil mudas que serão destinadas para áreas de recuperação ambiental da cidade.  

Daniel Caiche representou o município de São Carlos em cerimônia virtual. Foto: Arquivo pessoal


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON