Aguarde...

Cotidiano

Doria decreta toque de restrição em todo o Estado a partir de sexta (26)

Segundo o governo estadual, medida vai ajudar a diminuir a taxa de contaminação de Covid-19

| ACidadeON/São Carlos

Governador João Doria fará anúncio nesta quarta-feira. (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (24) que todo o Estado terá toque de restrição das 23h às 5h para impedir a circulação de pessoas. Medida passa a valer a partir de sexta-feira (26) e segue até 14 de março. 

As mudanças foram definidas após o estado registrar, segundo a Fundação Seade, o maior número de pacientes com Covid-19 internados em UTI desde o início da pandemia.  

"Esclareço que atendendo a recomendação dos médicos e cientistas que compõe o Centro de Contingência da Covid-19, temos que adotar essa medida para proteger vidas. Não temos nenhuma satisfação em adotar uma medida como essa, mas temos a necessidade de aplicar essa medida", disse o governador em coletiva de imprensa.

De acordo com Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência, as equipes de Vigilância Sanitária municipais e do Estado, com apoio da Polícia Militar, serão responsáveis por fiscalização das regras do Plano SP.

As unidades do Procon também reforçarão os efetivos e integrarão força-tarefa das próximas semanas. "Nós sabemos que a maioria da população segue as recomendações, mas infelizmente também é preciso haver a implementação de fiscalização para aquela parcela que não segue as recomendações", explicou.

Denúncias para qualquer tipo de infração do Plano São Paulo pode ser feita gratuitamente pelo 0800-771-3541.

Plano SP
Seguindo o Plano São Paulo, São Carlos (SP) está na fase vermelha e só pode autorizar o funcionamento de serviços considerados essenciais, no entanto muitos comércios, bares, lanchonetes e até áreas de lazer estão sendo interditados ou notificados pelo descumprimento das regras. 

Nesta última semana, a força-tarefa interditou 10 estabelecimentos, autuou seis e notificou outros dois. Ao todo, foram 121 estabelecimentos vistoriados e 349 denúncias registradas.  

*Reportagem em atualização


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON