
Hoje foi o último dia para a adesão dos municípios. Os gestores locais deveriam assinar um protocolo de intenção para entrar no sistema de compras. A previsão é que a associação deva estar efetivamente instalada até o dia 22 de março.
Não há ainda indicação de qual vacina será comprada pelo consórcio público. A iniciativa da FNP surge após o Supremo Tribunal Federal autorizar estados e municípios a comprar e distribuir vacinas no caso de o Ministério da Saúde falhar no Plano Nacional de Imunização.
Na região, São Carlos, Descalvado, Brotas, Ribeirão Bonito e Dourado aderiram ao consórcio. Dos 1.703 municípios que aderiram, 341 são paulistas.
Com compras insuficientes, municípios estão tendo em dificuldade em manter o passo no cronograma de vacinação. Há casos, inclusive, de gestões que paralisaram a imunização por falta de doses.
*Atualização: A prefeita de Itirapina (SP), anunciou na noite de sábado (6), em uma publicação nas redes sociais, que a cidade aderiu ao consórcio para aquisição de vacinas contra a Covid-19. A confirmação da FNP veio às 18h52, horas após a lista final divulgada pela Frente no qual a cidade não estava classificada. Veja mais clicando aqui.