Aguarde...

Cotidiano

Instituto de Meteorologia registra frio ainda maior em São Carlos

Cidade registrou 2,7°C na madrugada desta segunda-feira (19), diz Ipmet; meteorologista explica o porquê de tanto frio na cidade

| ACidadeON/São Carlos

Temperatura permanece baixa na região (Foto: Joel Raimundo de Sousa)
Com 2,7°C, a temperatura em São Carlos foi ainda menor do que os 4,5°C registrados pela Defesa Civil, afirma o Instituto de Pesquisas Meteorológicas de Bauru (Ipmet). O são-carlense deve se preparar para mais uma madrugada fria nesta terça-feira (20).

A onda de frio é causada por uma massa de ar polar vinda do Oceano Pacífico que conseguiu "furar" o bloqueio da Cordilheira dos Andes, em território argentino, segundo o meteorologista do Ipmet José Carlos Figueiredo.

"Foi uma quantidade muito forte. É a segunda massa de ar de intensidade forte que ocorre no inverno. São previstas pelo menos três massas de ar nessa época, mas somente uma deste jeito. Neste ano foram duas consideráveis", comenta.

Nesta terça-feira, o tempo continua frio, com termômetros marcando 4°C ou até menos em regiões de baixada, o que deve mudar a partir de quarta (21).

"Isso porque essa massa de ar começa a perder a intensidade dela e vai se deslocando para o Oceano Atlântico. As temperaturas vão subindo, mas teremos um período de umidade do ar muito baixa, entre 10% e 20%", relata.

Para quem espera chuva, Figueiredo dá um "banho de água fria". "Pelo menos até dia 25 não há previsão de chuva no Estado de São Paulo".


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON