Publicidade

cotidiano

Nuvem de poeira domina o horizonte em São Carlos

Fenômeno é causado por confluência de fatores, como tempo seco, calor e rajadas de vento somados às ocorrências de queimadas no município

| ACidadeON/São Carlos -

São Carlos está tomada por poeira nesta quarta-feira (8). Foto: CBN São Carlos
São Carlos (SP) está tomada por poeira que deixa laranja-avermelhado o horizonte da cidade na tarde desta quarta-feira (8). Segundo a Defesa Civil, o fenômeno ocorre devido a partículas em suspensão oriundas de queimadas na região.

"Tem muita poeira em suspensão, pelos mais de três meses de estiagem. Essa poeira tem graus pequenos de cristais que se juntam com a fumaça destes quatro dias. Essa fumaça tem fuligem e gases. Tudo isso, com o Sol a pino, do meio-dia, cria a coloração avermelhada", afirma.

Para Caballero, a conclusão que se pode tomar com essa condição atmosférica é que "estamos aspirando um ar com muita poluição".

O forte calor e as rajadas de vento também ajudam no aparecimento da poeira. O tempo seco por conta da estiagem ainda colabora, na opinião de Pedro Caballero, chefe da Defesa Civil.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Carlos registrava, às 13h, 33,6°C, com umidade relativa do ar em 24%. O vento estava em 13 km/h, com rajadas de 38 km/h. Para a tarde, a previsão é de mais calor e vento.

Na terça-feira (7), São Carlos registrou 16 incêndios e totalizou 28 ocorrências do tipo desde o começo da semana, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Na região, houve queimada em Itirapina, nas imediações da Represa do Broa.

O fenômeno é percebido também em outras cidades do interior paulista. Na região de Ribeirão Preto e em Araraquara há também registros de poeira.

Chuva nos próximos dias
A chegada de uma nova frente fria deve trazer pancadas de chuva para a região, o que deve ajudar a limpar o céu da cidade. As condições de pancadas ocasionais devem perdurar entre quinta (9) e sábado (11).

Mais notícias


Publicidade