Publicidade

cotidiano

Saidinha: 19 presos deixaram de retornar em Itirapina

Taxa de não retorno está em 4%, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária

| ACidadeON/São Carlos -

Presos de Itirapina deixaram de voltar para o presídio (Foto: F.L. Piton/ACidade ON)
Presos de Itirapina deixaram de voltar para o presídio (Foto: F.L. Piton/ACidade ON)
Dezenove presos deixaram de retornar às unidades prisionais de Itirapina, informou a Secretaria da Administração Penitenciária do governo do Estado nesta quarta (22). A taxa de não retorno é de 4%.

De acordo com a gestão estadual, 468 dos 538 beneficiados deixaram efetivamente as prisões de Itirapina.

O prazo para retorno às unidades prisionais de todo o Estado venceu às 18h de segunda-feira (20). Presos que não retornam são considerados foragidos e perdem o direito para futuras saídas temporárias. Quando capturados são enviados diretamente ao regime fechado.

O benefício da saída temporária é concedido detentos do regime semiaberto que tenham mantido comportamento adequado e que tenham cumprido pelo menos 1/6 da pena, se réu primário, ou ¼ dela, se reincidente.

Os presos que deixam as unidades prisionais são definidos pela administração prisional até 15 dias antes da data prevista para abertura dos portões.

As saídas temporárias não têm relação com datas comemorativas, mas são organizadas de forma a dar a oportunidade de ressocialização dos presos com familiares.

Segundo portaria do Departamento Estadual de Execuções Criminais de São Paulo (Deecrim) que rege as condições de saída de detentos, a próxima data é 23 de dezembro, às vésperas do Natal.

Mais notícias


Publicidade