Publicidade

cotidiano

UFSCar e Rotary lançam projeto de plantio de árvores

Segundo os organizadores, as árvores serão plantadas no bairro Arnon de Mello e deve beneficiar população da localidade

| ACidadeON/São Carlos -

Projeto vai plantar árvores em São Carlos (SP). Foto: João Lima Fotografias
Mais de 100 mudas de espécies nativas e frutíferas serão plantadas em São Carlos por projeto de extensão de arborização urbana, feito pela UFSCar e o Rotary Club de São Carlos Pinhal. O projeto agora busca doadores de recursos para o plantio e manutenção das árvores.

Segundo os organizadores, as árvores serão plantadas no bairro Arnon de Mello em local indicado pela Prefeitura. O local ganhou o nome de Praça dos Amigos e deve beneficiar a população que vive na região.

"A recém-criada 'Praça dos Amigos' se localiza numa região periférica da cidade de São Carlos e, por ser uma área relativamente nova, sofreu a supressão de vegetação nativa, o que é comum em áreas de expansão urbana. Assim, a região dessa nova praça apresenta uma grande carência de árvores, tornando o local mais árido, com muita poeira e pouca sombra", explicam Andréa Lúcia Teixeira de Souza, professora do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) e coordenadora do projeto de extensão, e Gustavo Galetti, doutor em Ciências Ambientais pela UFSCar. "O plantio de árvores tende a amenizar estas condições adversas ocasionadas pela falta da vegetação e atrair aves e outros animais, o que, além de contribuir para a melhoria paisagística do local, tende a aumentar o bem-estar da população, especialmente para aqueles que vivem na vizinhança da praça", completam.

De acordo com Andréa de Souza e Gustavo Galetti, das 100 mudas inicialmente plantadas, houve uma perda de cerca de 25 mudas, "provavelmente devido à seca histórica que nosso município passou este ano e que ainda perdura. No entanto, estamos aguardando a volta das chuvas para conduzirmos a reposição das mudas perdidas. As novas mudas serão fornecidas pelo Viveiro da UFSCar e replantadas nos mesmos locais. A manutenção está em dia, com as gramíneas bem aparadas e com o coroamento conduzido regularmente em todas as mudas". Para eles, "o maior desafio que a manutenção tem enfrentado é o controle de formigas cortadeiras, que têm causado muitos danos às mudas. Por outro lado, os parceiros do projeto estão trabalhando com muita dedicação e têm se mostrado muito atentos para contornar essas dificuldades. Com esses esforços, a equipe envolvida tem conseguido alcançar os objetivos propostos, que sempre foram de aumentar a quantidade de árvores e áreas verdes na região urbana de São Carlos, que trazem tantos benefícios para a população do nosso município".

Os parceiros planejam encerrar o projeto nos moldes atuais de captação de recursos. "Acreditamos que esta será a última versão do projeto na forma de captação de recursos por meio de doações individuais, pois ainda que todas as campanhas tenham sido bem recebidas, pretendemos criar novas formas de financiamento para não sobrecarregarmos a comunidade", analisa Celso Rizzo, do Rotary. "Além disso, antes de lançarmos novas campanhas, queremos avaliar os projetos anteriores e prestar contas dos resultados obtidos até aqui, sempre lembrando que ao todo o projeto já plantou e promoveu a manutenção de 655 árvores, cada uma em homenagem a uma pessoa", completa Rizzo.

Como participar
Interessados em colaborar com a ação pode colaborar com a ação com R$ 120, valor referente a própria muda e manutenção por dois anos. Cada doador terá uma placa indicando o nome do homenageado, inclusive "in memorian".

Os participantes terão ainda uma rifa da Fundação Rotária, órgão responsável pela gestão dos recursos do clube de serviços.

Para participar ou saber mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail crizzoad@terra.com.br ou telefone (16) 99101-2384 (também WhatsApp), ou presencialmente com Edilson dos Santos, na SS Veículos (Av. São Carlos, 2.050, Centro). Saiba mais sobre as edições anteriores dos projetos no Portal da UFSCar.

Mais notícias


Publicidade