Publicidade

cotidiano

São Carlos e Dourado terão mais escolas integrais para 2022

Anúncio foi feito pelo governo do Estado nesta sexta-feira (8); no total, mais 2 mil escolas terão ensino integral

| ACidadeON/São Carlos -

Anúncio da expansão do PEI no Estado. Foto: Reprodução

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (8) uma nova expansão do Programa de Ensino Integral (PEI). A medida inclui unidades escolares de São Carlos (SP) e Dourado (SP). 

Ao todo, são 2.029 escolas estaduais localizadas em 457 municípios que vão ofertar mais de um milhão de vagas para o próximo ano letivo. Desse total, 952 novas unidades serão incluídas no PEI. 

Em São Carlos (SP), a escola que aderiu ao programa é a E.E Antonio Adolfo Lobbe. Já em Dourado (SP), a mudança será na Doutor Salles Jr., única escola estadual da cidade. 

Com o avanço, a partir do próximo ano letivo, serão 261 escolas do PEI de anos iniciais (1° ao 5°ano), 1.563 de anos finais (6° ao 9°ano) e 1.570 de ensino médio (que representam 18%, 42,6% e 43% da rede estadual, respectivamente). 

Em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares e eram ofertadas 115 mil vagas, o número de escolas do PEI deve aumentar em quase seis vezes. 

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), a meta é que em 2024, no mínimo 25% dos alunos da educação básica sejam atendidos em jornadas de amis de sete horas. Com as expansões, o Estado atinge esse objetivo já em 2022. 

Formação integral
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

Mais notícias


Publicidade