Publicidade

cotidiano

São Carlos tem redução no número de casamentos homoafetivos

Por outro lado, número de casamentos heteroafetivos (ou seja, entre pessoas de sexos diferentes) apresentou expansão de 20% entre 2020 e 2021

| ACidadeON/São Carlos -

Número de casamentos homoafetivos teve queda em São Carlos (SP) (Foto: Rebeca Freitas)
São Carlos (SP) teve redução de 4% no número de casamentos homoafetivos em 2021. Entre janeiro e outubro foram registradas 24 uniões, contra 25 no ano passado, segundo a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

Em São Carlos, a média nos últimos meses tem sido de entre 2 e 3 casamentos mensais. O pico de uniões seladas foi entre maio e junho, com quatro cada.

No Estado de São Paulo, houve aumento do número de celebrações em 2021 frente 2020. No total, neste ano, já foram realizadas 2.851 celebrações entre pessoas do mesmo sexo, enquanto nos primeiros dez meses de 2020 este número foi de 2.271, um aumento de 25,5%. Em maio de 2020, por exemplo, foram 122 casamentos civis, enquanto em 2021 o número aumentou em 87%, passando para 228.

Para realizar o casamento civil é necessário que os noivos, acompanhados de duas testemunhas (maiores de 18 anos e com seus documentos de identificação), compareçam ao Cartório de Registro Civil da região de residências de um dos nubentes com pelo menos 30 dias de antecedência para dar entrada na habilitação do casamento. Devem estar de posse da certidão de nascimento (se solteiros), de casamento com averbação do divórcio (para os divorciados), de casamento averbada ou de óbito do cônjuge (para os viúvos), além de documento de identidade e comprovante de residência. O valor do casamento é tabelado em cada Estado da Federação, podendo variar de acordo com a escolha dos noivos - em diligência ou na sede do cartório, afirma a Arpen-SP.

Casamentos heteroafetivos
Por outro lado, número de casamentos heteroafetivos (ou seja, entre pessoas de sexos diferentes) apresentou expansão de 20% entre 2020 e 2021. Passou de 863 para 1.034 nas somas dos dez meses.

Os números de São Carlos superam os de Araraquara tanto nos casamentos "homos" quanto nos "héteros". Por lá, foram 21 uniões neste ano, contra 24 por aqui, no primeiro caso, e 1.034 contra 959 no segundo.

Mais notícias


Publicidade