Publicidade

cotidiano

Manifestantes protestam no Dia da Consciência Negra em São Carlos

Movimento intitulado Vidas Negras Importam aconteceu neste sábado (20), com início às 9h, na praça do Mercadão

| ACidadeON/São Carlos -

Manifestantes protestam no Dia da Consciência Negra em São Carlos. Foto: CBN

No Dia da Consciência Negra celebrado neste sábado (20), manifestantes realizaram um protesto na praça do Mercado Municipal, em São Carlos (SP), em uma luta contra o genocídio da população negra e o racismo estrutural no país. 

No ato organizado pelo Comitê de Lutas de São Carlos, protestantes carregaram cartazes com dizeres como "Não voltaremos para a senzala nem para o porão da ditadura", "Vidas Negras Importam", "Por emprego, comida, terra e moradia", "Fora Bolsonaro Racista", entre outros. 

De acordo com o estudante José Reinaldo, de 52 anos, a data é necessária para debater a série de dificuldades vividas pela população negra, principalmente em tempos de pandemia. 

"Quando a gente fala de violência, e os índices mostram, o acometimento de homicídios está principalmente ligado à população negra e jovem, quando a gente fala de desemprego, é a população negra e novamente os jovens. Quando a gente fala, por exemplo, de falta de acesso a educação e saúde. Tem se reduzido a participação da população negra a tudo que deveria ser servido pelo Estado, como o acesso a saúde, a educação, a moradia. Hoje é um dia muito importante", disse o estudante José Reinaldo.  


Além do Dia da Consciência Negra, a manifestação também levantou a pauta do Fora Bolsonaro. "Esse ato é principalmente para a gente pautar o 20 de novembro, e também pautar a questão do Fora Bolsonaro, desse governo genocida que está só destruindo a população que está sem emprego, sem dinheiro e passando fome, e mesmo assim o Bolsonaro reproduzindo discursos extremamente preconceituosos e racistas", disse a estagiária Ana Catarina da Silva, de 27 anos. 

Eles se reuniram na Praça do Mercado por volta das 9h, seguiram até o calçadão da rua General Osório e caminharam em via pública até a Praça dos Pombos, onde está situada a Câmara Municipal. A Guarda Municipal acompanhou o ato. Segundo informações dos manifestantes, o movimento foi pacífico. 

Manifestantes protestam no Dia da Consciência Negra em São Carlos. Foto: CBN

Mais notícias


Publicidade