Publicidade

cotidiano

Pesquisador de São Carlos está entre os 1% mais citados do mundo

Clarivate Analytics reconhece Luiz Henrique Capparelli Mattoso como um dos maiores nomes de sua área de conhecimento

| ACidadeON/São Carlos -

Luiz Henrique Capparelli Mattoso é um dos maiores nomes da sua área de conhecimento. (Foto: Divulgação)
O pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso, da Embrapa Instrumentação, foi apontado como um dos mais influentes na área de Ciências Agrárias pela consultoria americana Clarivate Analytics. Ele está entre os 1% que mantiveram as mais altas médias de citações entre janeiro de 2010 e dezembro de 2021.

Mattoso foi citado mais de 14 mil vezes em trabalhos científicos ao redor do globo nos últimos dez anos, o que o colocou no patamar dos mais reconhecidos do mundo. A análise é feita com base na quantidade de citações de artigos publicados ao longo de dez anos pelo site Web of Science.

As citações ao cientista da Embrapa são-carlense vão muito além dos 14.330 apontados pelo Web of Science. Segundo a Embrapa, são mais de 24 mil menções contadas pelo Google Scholar.

"É um reconhecimento da importância dos trabalhos que temos desenvolvido na Embrapa Instrumentação de São Carlos, junto aos nossos alunos, mestres, doutores e parceiros das universidades têm importância e relevância internacional", afirma.

O cientista da Embrapa é pioneiro na introdução de novos materiais para o desenvolvimento, por exemplo, de nanocristais de celulose, filmes comestíveis à base de frutas e vegetais, e sensores como a Língua Eletrônica.

"A ideia é que criemos, tenhamos sustentabilidade, não só econômica, mas que possamos ter um material que era um resíduo virar um material para desenvolvimento inclusive de celulares", comenta.

O relatório da consultoria foi publicado no dia 16 e mostra 6.600 pesquisadores mais citados em trabalhos científicos do mundo. O Brasil conta com 22 pesquisadores, dos quais 21 são de universidades e institutos federais, como a USP, Unicamp e Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

Ganhador de várias premiações, entre elas, o Prêmio governador do Estado, Invento Brasileiro do Sedai e o Prêmio Scopus-Elsevier-Capes, Luiz Henrique Capparelli Mattoso contabiliza 12 patentes, 35 capítulos e 395 publicações em revistas especializadas indexadas e fator H 60 (Web of Science) e H 79 (Google Scholar).

Mais notícias


Publicidade