Publicidade

cotidiano

Doação de sangue possibilitou 3,9 mil transfusões na Santa Casa de São Carlos

Atualmente, Banco de Sangue está em estado crítico para AB- e em alerta para AB+ e A-; veja como se tornar um doador

| ACidadeON/São Carlos -

Doadora de sangue na Santa Casa de São Carlos. Foto: CBN

Nesta quinta-feira (25) é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, um gesto de amor e solidariedade com o outro. Na Santa Casa de São Carlos (SP), as doações possibilitaram quase 4 mil transfusões em dez meses. 

De 1º de janeiro a 31 de outubro, foram 5.173 candidatos à doação e 3.706 bolsas coletadas, totalizando 3.989 transfusões entre os pacientes necessitados, tudo isso graças ao apoio dos voluntários. 

Para Ariane Iazorli, coordenadora do Banco de Sangue, esse apoio também foi fundamental para ajudar outras cidades e regiões. "Conseguimos fornecer 10% dos nossos hemocomponentes para alguns hospitais da região e cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. Na Santa Casa não foi preciso cancelar nenhuma cirurgia ou procedimento de emergência por falta de sangue. Só temos que agradecer a cada doador que se dedica para salvar outras vidas", disse. 

Em decorrência da pandemia, algumas mudanças na doação precisaram ser feitas, mas para a hematologista e responsável técnica Andreia Moura de Luca, tudo foi uma questão de aprendizado. 

"O processo de doar seguiu o tempo mínimo de espera, conseguimos manter uma quantidade adequada de sangue durante todas as semanas, atendemos todas às demandas do hospital e evitamos aglomeração no local", comentou. 

Hoje, as doações estão sendo realizadas mediante agendamento através dos telefones (16) 99104-6748 e/ou (16) 3509-1230. O banco funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e aos sábados, das 8h às 11h. 

O voluntário pode estacionar, gratuitamente, no estacionamento PARAKI, em frente à Santa Casa (Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 672).  

Doação de sangue no Hemocentro de Ribeirão Preto Foto: Divulgação/ Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto

Quem pode doar?
Homens e mulheres entre 18 e 69 anos, com mais de 50 Kg e com boas condições de saúde. O voluntário também não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes. É preciso apresentar um documento oficial com foto (RG, CPF ou Carteira de Habilitação). 

Outras informações sobre a permissão para a doação podem ser encontradas no site da Santa Casa de São Carlos. Atualmente, o estoque de sangue está crítico para AB- e em alerta para AB+ e A-. 

Mais notícias


Publicidade